Os deputados aprovaram hoje requerimento de Carlos Batinga (PSC) convocando auditores e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado para esclarecer divergências no parecer do Tribunal de Contas pela aprovação da prestação de contas de 2011 do governador Ricardo Coutinho (PSB).
“Se houve divergências entre a posição dos auditores e da maioria dos conselheiros, inclusive com o agravante do voto do relator contrário à aprovação das contas, é bom sabermos quais foram e as causas dessas divergências”, afirmou Batinga.
A audiência Pública foi marcada para a próxima terça-feira (10) e causou desconfiança na bancada do governista. O líder Hervázio Bezerra (PSDB) denunciou uma suposta “manobra” da oposição para reprovar as contas do governador Ricardo Coutinho (PSB), tornando-o inelegível.
Segundo ele, a Comissão de Orçamento, com maioria oposicionista, deve emitir parecer contrário à aprovação das contas para dificultar a reversão dessa decisão pelo plenário.
“A oposição vai alegar que são necessários pelo menos 22 votos (dois terços) para derrubar o parecer, mas nós entendemos ser suficiente apenas a maioria simples.. De qualquer maneira, todos os encaminhamentos pelavam a crer que a oposição está trabalhando para reprovar as contas do governador”, afirmou Bezerra.
O deputado Carlos Batinga negou a denúncia e disse que não há porque tanto medo, por parte do governo, de um debate importante para a sociedade. “Espero que a audiência pública sirva para dar os devidos esclarecimentos”, afirmou.
A prestação de contas de 2011 do governador Ricardo Coutinho deve ser votada pela Assembleia Legislativa até o próximo dia 20, quando começa o recesso parlamentar.

