Hospital da Unimed adota sistema automatizado de atendimento que irrita médicos e prejudica usuários

Uma hora e trinta minutos. Foi o tempo que eu e meu filho esperamos hoje para receber atendimento médico. Não, não foi num hospital público. Foi no hospital da Unimed, considerado por muitos o que há de melhor, em se tratando da área de saúde, na Paraíba. Registramos a ficha no atendimento às 11:39h e só conseguimos entrar no consultório após as 13 horas. E olha que não estávamos em horário de pico.

A demora decorre de um novo sistema automatizado que teria como objetivo, por incrível que pareça, justamente o contrário: agilizar o atendimento. Ao chegar ao hospital, o paciente é obrigado a passar por três etapas de atendimento. A primeira é registrar a chegada e fazer a ficha. A segunda é colocar uma pulseira de identificação no Setor de Acolhimento e a terceira, e última, é se dirigir ao consultório.

As três etapas são registradas em painéis, onde o paciente acompanha o andamento do seu atendimento. Só o excesso de burocracia já prenuncia uma longa espera. Mas, não é só isso. Os médicos enfrentam dificuldade para manusear o equipamento, que acaba falhando e deixando pacientes a ver navios. O problema é tão sério que os profissionais estão organizando um abaixo-assinado, a ser entregue à direção do hospital, pedindo a retirada do sistema automatizado.

“Realmente, estamos com dificuldade de conviver com esse equipamento. Não sei nas outras áreas, mas aqui na pediatria posso garantir que esse novo sistema não está funcionando e vem provocando mais problemas no atendimento aos pacientes”, disse uma pediatra, que não quis se identificar.

Quando assumiu a Unimed, a nova gestão assegurou que adotaria todas as medidas necessárias para agilizar e melhorar o atendimento no hospital. Não é o que estamos vendo. Tanto que muita gente chega a debochar dessas melhorias, comparando o atendimento do hospital com o do Sistema Único de Saúde.

Até agora, os usuários da Unimed só se depararam com mais dificuldades na hora de recorrer ao serviços do hospital. Facilidade mesmo, só encontram na suspensão do atendimento quando atrasam as faturas.

Hospital da Unimed em João Pessoa enfrenta problemas no atendimento (Foto da Internet)

Hospital da Unimed em João Pessoa  (Foto da Internet)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor