Uma hora e trinta minutos. Foi o tempo que eu e meu filho esperamos hoje para receber atendimento mdico. No, no foi num hospital pblico. Foi no hospital da Unimed, considerado por muitos o que h de melhor, em se tratando da rea de sade, na Paraba. Registramos a ficha no atendimento s 11:39h e s conseguimos entrar no consultrio aps as 13 horas. E olha que no estvamos em horrio de pico.
A demora decorre de um novo sistema automatizado que teria como objetivo, por incrvel que parea, justamente o contrrio: agilizar o atendimento. Ao chegar ao hospital, o paciente obrigado a passar por trs etapas de atendimento. A primeira registrar a chegada e fazer a ficha. A segunda colocar uma pulseira de identificao no Setor de Acolhimento e a terceira, e ltima, se dirigir ao consultrio.
As trs etapas so registradas em painis, onde o paciente acompanha o andamento do seu atendimento. S o excesso de burocracia j prenuncia uma longa espera. Mas, no s isso. Os mdicos enfrentam dificuldade para manusear o equipamento, que acaba falhando e deixando pacientes a ver navios. O problema to srio que os profissionais esto organizando um abaixo-assinado, a ser entregue direo do hospital, pedindo a retirada do sistema automatizado.
“Realmente, estamos com dificuldade de conviver com esse equipamento. No sei nas outras reas, mas aqui na pediatria posso garantir que esse novo sistema no est funcionando e vem provocando mais problemas no atendimento aos pacientes”, disse uma pediatra, que no quis se identificar.
Quando assumiu a Unimed, a nova gesto assegurou que adotaria todas as medidas necessrias para agilizar e melhorar o atendimento no hospital. No o que estamos vendo. Tanto que muita gente chega a debochar dessas melhorias, comparando o atendimento do hospital com o do Sistema nico de Sade.
At agora, os usurios da Unimed s se depararam com mais dificuldades na hora de recorrer ao servios do hospital. Facilidade mesmo, s encontram na suspenso do atendimento quando atrasam as faturas.