O ex-governador José Maranhão, do PMDB, lidera a preferência do eleitorado na disputa pela Prefeitura de João Pessoa, segundo a primeira pesquisa do Ibope divulgada na noite desta sexta-feira, pela TV Cabo Branco. O candidato aparece com 27% na abordagem estimulada, logo acima do senador Cícero Lucena, do PSDB, que tem 26%, na segunda colocação.
Os números apontam uma clara tendência oposicionista, embora os dois candidatos também liderem a rejeição do eleitorado. Nesse quesito Maranhão tem 35% e Cícero 30%.
O candidato do PT, Luciano Cartaxo, é o terceiro colocado com 14% de aceitação e 18% de rejeição. A candidata Estelisabel Bezerra (PSB) vem em quarto lugar com 9
% de aceitação e 29% de rejeição. Depois aparece Lourdes Sarmento (PCO) com 1% de aceitação e 18% de rejeição. Renan Palmeira (PSOL) e Antonio Radical (PSTU) não pontuaram e apresentam rejeição de 16%, cada.
No quesito aceitação, 10% disseram que não sabem ou não responderam em quem votarão e outros 12% admitiram o voto nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados. Já no quesito rejeição, 8% afirmaram que poderiam votar em todos os candidatos e 11% não souberam dizer em quem não votariam ou não responderam.
Há quem contabilize o candidato Luciano Cartaxo como segundo representante da situação, por ter o apoio do atual prefeito, Luciano Agra, que já foi do PSB, e o ex-secretário do governador Ricardo Coutinho (PSB), jornalista Nonato Bandeira (PPS), como vice em sua chapa. Bandeira, aliás, defende abertamente a gestão de Agra. Cartaxo, nem tanto.
Mesmo assim, não há como negar, diante dos números, a vantagem dos candidatos de oposição.

