João Azevedo, secretário da Infraestrutura, é o novo “queridinho” da Granja Santana, superando a deputada Estela Bezerra na cotação para disputar a sucessão de 2016 em João Pessoa. Não é de hoje. Aqui mesmo neste espaço já divulgamos informação de fonte privilegiada, interessada no processo, apontando a preferência do governador Ricardo Coutinho pelo nome do auxiliar como alternativa para enfrentar as urnas no ano que vem, no maior colégio eleitoral do Estado.
Mas, quem conhece Ricardo Coutinho sabe que ele é estrategista. E, como tal, trabalha com outras duas alternativas em caso de fracasso da experiência com Azevedo, que ainda não foi testado na disputa por votos. A primeira seria a volta de Estela aos holofotes.
Após o surpreendente desempenho nas eleições de 2012, quando ficou em terceiro lugar, a frente até do atual senador e ex-governador José Maranhão na disputa pela Prefeitura da Capital, sucedido por sua eleição para a Assembleia Legislativa, Estela passou a ser a “candidata natural” do PSB. Sua “desvalorização” no processo deu-se por seus próprios atos, criando atritos com colegas no Parlamento, e pelo bom desempenho de João Azevedo numa área considerada vital para qualquer governo. Além de competência administrativa, Azevedo monstrou simplicidade e humildade, diferente da deputada, atributos que lhe credenciaram no grupo governista.
A terceira e última opção é apoiar a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PT). Tanto é que, antes, Ricardo Coutinho evitava tratar do tema, alegando que isso deveria ser discutido somente em 2016. Agora, ele já admite a hipótese de manter a aliança com o PT, embora faça ressalvas. A principal delas, direcionada à aprovação do governo petista. Se Cartaxo estiver bem junto à opinião pública no ano que vem, tem boas chances de contar com o apoio do governador e do PSB. Caso contrário….
O governador conta com um aliado importante para definir seu rumo: o tempo. Tem praticamente um ano para trabalhar ao nome de Azevedo e conta com dois “reservas de luxo”.

