Apesar de uma suposta aproximação de Luciano Cartaxo, o deputado federal Luiz Couto decidiu seguir em frente e vai bater chapa com o candidato apoiado pelo grupo do prefeito, professor Charlington Machado, na disputa interna pelo controle do diretório estadual do PT na Paraíba. Couto encaminhou nota, através de sua assessoria, confirmando para este final de semana a oficialização de sua candidatura a presidente do partido.
O resultado do PED pode sepultar de vez o projeto de reeleição ou até mesmo de disputa de um mandato majoritário pelo deputado. Se for derrotado, Couto dificilmente terá espaço para novas investidas eleitorais, a menos que o grupo vencedor, que deverá controlar o diretório estadual, o convide. Além dos efeitos clássicos da derrota, Couto ainda sofreria as consequências de sua relação com o governador Ricardo Coutinho (PSB), de quem a maior parte do PT quer distância.
Por outro lado, se vencer a disputa interna, o deputado terá condições de não só concorrer a uma vaga majoritária, como também trabalhar por uma eventual aliança com o socialista. No que pese o distanciamento entre PT e PSB, em nível nacional, nenhuma hipótese de aliança estaria descartada, muito menos esta. Luiz Couto poderia ter optado por compor com o candidato do prefeito, mas preferiu a disputa. Agora, só lhe resta vencer ou vencer.
