Um motorista procurou o Posto de Atendimento do Detran da Paraba no shopping Carro Legal, na BR-101, na ltima quarta-feira, para renovar sua Carteira Nacional de Habilitao. Ao chegar ao local, enfrentou fila para pegar ficha. Depois, esperou por mais de uma hora para ser atendido. Aps apresentar os documentos necessrios e pagar o boleto no banco, o cidado retornou ao PA, onde pegou nova ficha e esperou por atendimento para dar entrada no processo.
Cumprida a primeira etapa, que no lhe tomou menos de duas hora, o homem foi encaminhado ao setor competente para impresso de suas digitais e ser fotografado. Teve que esperar novamente, junto com outros motoristas que l j estavam, porque o funcionrio responsvel estava “lanchando”. Isso por volta de 11 horas, ou seja, no horrio de pico do Detran.
Depois de uns vinte minutos, o funcionrio retornou ao setor de trabalho. Atendido, o motorista foi encaminhado em seguida a uma oftalmologista para exame de vista, outro requisito indispensvel emisso e renovao de CNHs. O homem havia cado e por isso estava com a mo enfaixada, resposta dada ao questionamento da mdica. Para sua surpresa, a mdica se recusou a fazer seu exame de vista. Disse que s faria se o homem tirasse a faixa ou apresentasse um atestado mdico sobre a situao da mo.
O motorista ainda ponderou, alegando que no havia retirado ainda a faixa por falta de tempo.E ali no seria o local adequado. De nada adiantou. A mdica mandou o homem para casa e disse que voltasse sem a faixa ou com o atestado. O episdio, claro, provocou revolta. Primeiro porque a mdica no explicou como um problema na mo poderia impedir um exame de vista. Segundo porque o homem passou por outros setores, incluindo aquele onde deixou as digitais, sem qualquer tipo de restrio. Isso sem contar na demora provocada pelo excesso de burocracia e dos privilgios de alguns funcionrios.
Sem dvidas, no esse o atendimento que a populao espera.