Apesar de contar com uma privilegiada densidade eleitoral, a deputada estadual Estela Bezerra não é a favorita para disputar a Prefeitura de João Pessoa nas eleições de 2016 pelo PSB. O nome preferido do partido e do governador Ricardo Coutinho é o do secretário estadual de Infraestrutura, João Azevedo, que deve ser avalizado durante o Encontro estadual do próximo dia 24.
Estela tem maior aceitação externa, mas Azevedo tem menos rejeição interna. E, para os estrategistas do grupo girassol, é bem mais fácil conquistar o primeiro quesito que reverter o segundo. A deputada provocou muitas arestas com colegas, inclusive na Assembleia Legislativa. Que o diga Ricardo Barbosa defensor ardoroso de Azevedo, mesma postura adotada por Buba Germano. Já o deputado Adriano Galdino, também do PSB, tem sido mais cauteloso para não provocar problemas na Assembleia Legislativa. Mas, não faz segredo nos bastidores de sua inclinação pró Azevedo.
Não é apenas a oposição dos colegas de plenário que conspira contra a deputada socialista. Dois outros critérios são favoráveis a João Azevedo. O primeiro, é a necessidade do PSB de lançar um nome novo, sem restrições aparentes, capaz de cativar o exigente eleitor pessoense. A “novidade” teria respaldo das obras e ações do Governo do Estado na Capital e ninguém melhor que Azevedo, secretário responsável pelo planejamento e execução dessas obras, para representar tal estratégia.
O segundo critério é fundamental para qualquer escolha dentro do PSB: a preferência do governador Ricardo Coutinho. Apesar de não haver posicionamento público do “comandante”, seus subordinados bradam em alto e bom som, pelos quatro cantos da cidade, que Azevedo é “a cereja” do bolo que Ricardo sonha sedimentar no principal colégio eleitoral do Estado. Tanto que o titular da infraestrutura tem se destacado nas inaugurações promovidas pelo Governo do Estado. Azevedo seria, na opinião dos “mais chegados” do Palácio da Redenção, a alternativa completa que uniria o PSB, daria musculatura ao discurso socialista e ainda garantiria mais estímulo a Ricardo para comandar a campanha em João Pessoa.
Diante de tal quadro, não é difícil prever o resultado desse Encontro do PSB. Ou é?


