Quem pensa que o prefeito Luciano Cartaxo (PT) anda desligado da política está redondamente enganado. Prova disso já foi dada nas eleições deste ano, quando ele comandou o surpreendente desempenho do irmão na luta pelo Senado e a arrancada do governador Ricardo Coutinho (PSB) em João Pessoa rumo à reeleição. Mesmo priorizando as ações administrativas, Cartaxo está de olho em seu projeto de reeleição, em 2016, e decidiu que é hora de “alinhar” os aliados a esse objetivo.
Não por acaso, o prefeito deve reunir os integrantes de sua bancada na Câmara Municipal nos próximos dias. O motivo: saber quem está realmente no barco e quem ainda oscila entre o Paço Municipal e os quartéis generais dos adversários. Não é só isso. Cartaxo quer ouvir da boca dos vereadores que estão também alinhados ao governador Ricardo Coutinho e à presidente Dilma Roussef.
A reunião não é tudo. O prefeito vai acompanhar também, posteriormente, o comportamento dos aliados em plenário em relação aos três governos – municipal, estadual e federal. A ideia é garantir uma bancada unida, defendendo as ações de Cartaxo, Ricardo e Dilma. Se conseguir, o prefeito dará um passo decisivo para obter apoios importantes em 2016. O de Dilma, certamente ele terá. Mas o de Ricardo, ainda é uma grande interrogação.

