O discurso de bom moço, que tanto agrada à presidente Dilma Roussef, aliado ao volume de obras federais que tem anunciado para o Estado nos últimos dias, faz do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, um nome citado em todas as rodas políticas com potencial para disputar uma vaga no Senado Federal ou mesmo o Governo do Estado em 2014.
Além do status de ministro, Ribeiro carrega na bagagem o trunfo de transitar bem em todas as correntes políticas – do PT de Luciano Cartaxo, passando pelo PMDB de José Maranhão até o PSDB de Cássio Cunha Lima. Para conseguir tal façanha, o ministro garante que tem recebido em seu gabinete e atendido os pleitos, dentro do possível, de todos os agentes políticos, independente de partidos.
Ao anunciar mais um pacote de benefícios em obras para o Estado, nesta segunda-feira, Aguinaldo Ribeiro foi novamente provocado sobre seus projetos políticos. E, novamente, disse que qualquer pretensão sua, além da reeleição de deputado federal, não passa de especulação. Ou seja, não assumiu nem descartou disputar um cargo majoritário, como faria todo pretenso candidato nas condições em que ele hoje se encontra.
Aos poucos, o ministro vai ganhando espaços num cenário dominado por brigas paroquiais que, quase sempre, se sobrepõem aos interesses coletivos. Se mantiver essa performance, incluindo a boa convivência com todas as correntes políticas, certamente será peça importante no xadrez da sucessão estadual.

