O que teria levado Luceninha a renunciar ao posto de prefeito de Cabedelo com apenas onze meses de mandato?

Pode até ter havido caso idêntico, mas não recordo. Não nessas condições. Eleito com maioria esmagadora para gerir a Prefeitura de Lucena, José Maria de Lucena Filho, anunciou renúncia ao cargo de prefeito, em caráter irrevogável, na tarde desta quarta-feira. Na carta endereçada à Câmara Municipal, Luceninha, como é conhecido, não esclarece os reais motivos de sua decisão. Relata apenas apenas que “problemas pessoais e de saúde” o teriam levado a desistir do mandato, exercido durante apenas nove meses dos quatro anos previstos.

Entre amigos e familiares, não se tem conhecimento, até agora, de qualquer problema de saúde grave que levasse o prefeito a renunciar. Então, que problemas pessoais seriam esses, capazes de destronar uma promissora liderança política, com reconhecida empatia com a população de Cabedelo e trânsito livre em quase todas as correntes partidárias locais, além do prestígio que desfrutava junto à várias entidades de classe?

Luceninha

A resposta ainda é o principal mistério desse inesperado episódio, mas as especulações não param de surgir. Uma delas seria que Luceninha, para ser eleito, teria assumido compromissos com os mais diversos e antagônicos grupos políticos, que agora estariam “cobrando a fatura” pelo apoio dado durante a campanha eleitoral. Sem espaço na administração municipal para cumprir tais compromissos, Luceninha teria preferido renunciar e aguardar nova oportunidade para disputar um mandato, possivelmente de deputado estadual em 2014.

Outra hipótese seria que o prefeito, aborrecido com tantas cobranças, teria realmente chegado à conclusão de que não vale a pena trocar o sossego familiar e a saúde pela política, decidindo abandonar de vez a vida pública. Pelo menos em relação à disputas eleitorais.

A renúncia não deve ter apenas surpreendido, mas também decepcionado os quase 80% do eleitorado cabedelense que levaram Luceninha ao poder. Uma maioria indiscutível da população que clamava por mudanças e depositou sua fé no prefeito eleito.

Ficou a frustração e um resto de esperança de que o substituto, vice-prefeito Leto, cumpra pelo menos parte das promessas de campanha feitas por Luceninha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor