Nunca vi oposição ter medo de governo. Sempre acompanhei movimentação de opositores tentando se unir para enfrentar os que estavam no poder. Na Paraíba, parece que a coisa está mudando. Ao invés de buscarem a unidade, partidos e pretensos candidatos de oposição se destacam por tentarem dividir as forças governistas. Não estão nem aí para uma possível união visando enfrentar os adversários.
Até agora, PMDB, PT e PSC, só para citar partidos de maior densidade, não falam em outra coisa a não ser a possibilidade de “melar” a aliança entre PSB e PSDB, que elegeu o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) em 2010.
Quando se fala em união das oposições para 2014, é o mesmo que provocar urticária nas lideranças dos partidos que se dizem oposicionistas. Todos preferem apostar numa possível briga entre Ricardo e Cássio, fato que ampliaria o arsenal de oposição.
Nem mesmo declarações contrárias das duas principais lideranças governistas (Cássio e Ricardo) convencem a oposição. Prova cabal de que, sem o suposto “racha”, as forças oponentes não irão a lugar nenhum. Pelo menos é o que deixam transparecer.
Caso contrário, concentrariam esforços na unidade para derrotar o adversário. O resto, é pura especulação.
