Paraíba pode perder R$ 200 milhões em emendas, mas o que importa é a eleição de 2014

Presidente da Assembleia Legislativa prevê dificuldades com redução (Imagem da Internet)

Presidente da Assembleia Legislativa prevê dificuldades com redução (Imagem da Internet)

Já virou rotina. A paraíba será, novamente, prejudicada. Parece até marcação com um Estado tão pobre, necessitado e discriminado. Mas, infelizmante, é verdade. O cálculo não é exato. É apenas previsão do presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Marcelo (PEN). Mas, não deixa de ser preocupante.

O Tribunal Superior Eleitoral estudou, analisou, avaliou e concluiu que a Paraíba tem deputado demais. E, ao que tudo indica, vai determinar a redução do número de vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal para o Estado.

Hoje, são 36 deputados estaduais e doze federais. Se a redução for efetivada, restarão 30 estaduais e dez federais. Mas, isso não é o mais grave. Ricardo Marcelo prevê que, com menos deputados federais, a Paraíba terá menos recursos no Orçamento da União. E não é pouca coisa. Nos seus cálculos, serão pelo menos R$ 200 milhões em emendas que deixarão de ser destinados ao Estado.

Marcelo já foi à Brasília, recorreu da decisão do TSE, tentou mobilizar a classe política paraibana, mas não tem jeito. Ele está ciente da gravidade da decisão e seus efeitos. Tanto que, apesar de continuar lutando, já alertou seus colegas quanto ao quadro.

Nem deveria, porque, na Paraíba que só pensa em eleição, o assunto em pauta é a sucessão estadual de 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor