Pesquisa Ibope aponta que Dilma venceria eleição no primeiro turno em qualquer cenário

Dilma tem grande vantagem sobre adversários (Imagem da Internet)

Dilma tem grande vantagem sobre adversários (Imagem da Internet)

Pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, divulgada nesta quinta-feira (24), mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria todos os adversários já no 1º turno, independentemente do cenário que enfrentar.

De acordo com a pesquisa, Dilma tem 41% das intenções de voto, contra 14% do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e 10% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Neste cenário, 22% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo e 13% não sabem ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores, de 143 municípios, entre 17 e 21 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Tucano Aécio Neves ficou em segundo lugar na pesquisa (Imagem da Internet)

Tucano Aécio Neves ficou em segundo lugar na pesquisa (Imagem da Internet)

No cenário com a ex-senadora Marina Silva (PSB) e sem Campos a presidente aparece com 39% das intenções. Marina fica em segundo, com 21%, e Aécio em terceiro, com 13%. Votariam em branco ou nulo 16% dos entrevistados. Outros 11% não sabem ou não responderam.

Segundo turno
A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Dilma e seus principais adversários. A presidente tem 42% das intenções contra Marina, que aparece com 29% (18% de brancos e nulos e 11% não sabem ou não responderam). Já contra Aécio, Dilma alcança 47% ante 19% do adversário (22% de brancos e nulos e 11% não sabem ou não responderam).

A diferença para Eduardo Campos é ainda maior. Dilma tem 45% das intenções contra 18% do governador de Pernambuco (24% de brancos e nulos e 14% não sabem ou não responderam). Contra Serra, que já foi derrotado pela petista em 2010, Dilma aparece com 44% e o tucano com 23% (20% de brancos e nulos e 13% não sabem ou não responderam).

Pesquisa anterior
A última pesquisa feita pelo Ibope, divulgada em 26 de setembro, trazia um cenário com Marina Silva e Eduardo Campos na mesma disputa. Na época, a ex-senadora ainda tentava obter na Justiça Eleitoral o registro da Rede Sustentabilidade.

No levantamento, a presidente tinha 38% das intenções, contra 22% de Marina, 13% de Aécio e 5% de Campos.

Avaliação de DIlma
Ainda segundo a pesquisa, o governo da presidente Dilma Rousseff é considerado ótima ou bom por 38% dos entrevistados –em setembro eram 37%. Outros 35% a avaliam como regular e 26% a consideram ruim ou péssima. Apenas 2% não sabem ou preferem não responder. Na última pesquisa, 39% citavam a administração como regular e 22% como ruim ou péssima.

A maneira como Dilma vem administrando o país é aprovada por 53% da população brasileira e desaprovada por 42%, enquanto 5% não sabem ou preferem não responder. Em setembro, 54% aprovavam e 40% desaprovavam. Os brasileiros que confiam na presidente somam 49% e os que não confiam, 46%. Outros 5% não sabem ou preferiram não responder. No mês anterior, 52% confiavam e 43% não confiavam.

Com UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor