Policiais federais ocuparam novamente a sede da Prefeitura de Patos na manhã desta sexta-feira. A PF deflagrou a “Operação Veiculação”, destinada a cumprir cinco mandados de prisão preventiva e temporária, além de busca e apreensão nas prefeituras de Patos, Emas e São José de Espinharas. Residências e escritórios também foram alvo da operação.
A operação da PF investiga um esquema de desvio de recursos públicos e prevê até o afastamento de detentores de cargos públicos até que a conclusão das investigações. Pelo menos 50 policiais federais foram mobilizados. Mandados judiciais também estão sendo cumpridos em Recife, João Pessoa e cabedelo.
Em Patos, além da prefeitura a PF também estaria cumprindo mandados de busca e apreensão nas residências de Chica Motta e da ex-secretária municipal, Ilana Motta, filha da atual prefeita e esposa do deputado estadual e candidato a sucessão municipal Nabor Wanderley, todos do PMDB. Há informações não confirmadas de que a prefeita pode ser afastada temporariamente do cargo.
Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede na capital pernambucana. pelo menos cinco pessoas devem ser afastadas dos cargos em três municípios.

