PSDB coloca eleições de 2018 como requisito para alianças em João Pessoa e dificulta acordo com Luciano Cartaxo

Imagem da Internet

Imagem da Internet

O PSDB parece que, enfim, resolveu colocar “as cartas na mesa” e revelar sua estratégia política no principal colégio eleitoral da Paraíba. Os tucanos apoiarão um candidato a prefeito, mas exigem algo em troca. E não é a vaga de vice, como muitos pensam. O principal requisito para selar aliança com um dos três candidatos que fazem oposição ao governador Ricardo Coutinho (PSB) – Luciano Cartaxo (PSD), Manoel Júnior (PMDB) e Wilson Santiago (PTB) – é estender a composição às eleições de 2018, quando o PSDB pretende lançar candidatos ao Governo do Estado e à Presidência da República. Talvez por isso, os entendimentos tenham vingado com Manoel Júnior e recuado com Cartaxo.

Os senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão aceleraram os contatos nesse sentido nos últimos dias, embalados pelo bom relacionamento entre PSDB e PMDB em nível nacional. Até porque, mantido o cenário atual, é muito provável que os dois partidos se unam numa única chapa para disputar a sucessão presidencial. O presidente interino Michel Temer já avisou que não pretende disputar a reeleição, abrindo caminho para um eventual apoio a Aécio Neves ou outro tucano que venha a ser escolhido para a batalha das urnas.

Ao contrário do PMDB, que admite antecipar a discussão sobre 2018, o prefeito Luciano Cartaxo quer tratar cada eleição no seu devido tempo. Cartaxo não esconde de ninguém o desejo de concorrer ao Governo do Estado, desde que consiga se reeleger. Seu projeto político, portanto, contraria o de tucanos e peemedebistas. O caso do PTB de Wilson Filho é mais simples, já que até o presente não houve sinalização do PSDB para possibilidade de apoio à sua candidatura.

O ex-deputado federal Ruy Carneiro, presidente do PSDB, admitiu que a decisão sobre João Pessoa passa necessariamente pelas eleições de 2018. Não foi por acaso, portanto, que os tucanos ajudaram a implodir a proposta do atual prefeito de união das oposições em torno de sua reeleição. Apesar de citar as vantagens da estratégia, Cássio foi logo levantando dúvidas sobre a viabilidade da proposta a esta altura do campeonato. Em menos de 24 horas, o PSDB deu dois avisos claros a Cartaxo.

E não foi com meia palavra. Usou todas as letras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor