A executiva estadual do PT pode intervir no diretório municipal de Santa Rita para garantir oposição ao prefeito Netinho de Várzea Nova e lançamento de candidatura própria a sucessão municipal em 2016. Tendo a frente o vereador Sebastião do Sindicato, os petistas de Santa Rita decidiram integrar a base de sustentação do atual prefeito na Câmara Municipal. Mais que isso, resolveu participar do governo municipal.
Sebastião pretende reunir aliados para decidir como será a participação na gestão de Netinho. Ou seja, quais cargos caberão ao partido em troca do apoio ao prefeito.
A direção estadual havia recomendado o afastamento do PT do prefeito Netinho e a entrega de cargos na gestão municipal. Segundo dirigentes petistas, a decisão do diretório municipal contraria essa orientação e pode provocar reação da cúpula partidária.
Em João Pessoa, vários petistas foram desligados ou pediram desfiliação por discordarem da decisão do partido de fazer oposição e entregar os cargos na gestão do prefeito Luciano Cartaxo. A executiva estadual deve se reunir ainda nesta semana para discutir o caso.
O vereador Sebastião do Sindicato, do PT de Santa Rita, estará reunindo a militância do partido para discutir a participação da legenda na gestão do prefeito Netinho de Várzea Nova. Sebastião informou que a pauta do encontro será a reafirmação de que o PT vai estar no governo municipal e a elaboração de uma nota que contrapõe a orientação da vice-presidente estadual do partido, Giucélia Figueiredo.
Mais cedo, Giucélia orientou os petistas de Santa Rita a entregarem cargos, assim como fizeram os militantes de João Pessoa após a desfiliação do prefeito Luciano Cartaxo.
“A decisão da Executiva Municipal do PT de Santa Rita, de participar do governo municipal do, por enquanto, prefeito Netinho, contraria todas as expectativas da base partidária e está na contramão do que se espera de um partido de esquerda”, afirmou Giucélia, em nota.

