O senador paraibano Vital do Rêgo (PMDB) será sabatinado nesta terça-feira (02) devido à indicação para assumir o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A indicação de Vital teria sido feita pelo também senador Renan Calheiros, além de outros líderes partidários.
A sabatina será feita pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) doo Senado após a deliberação dos itens da pauta. Vital do Rêgo deverá ocupar a vaga de José Jorge, que se aposentou ao completar 70 anos, na Corte.
Nascido em 1963 em Campina Grande (PB), Vital do Rêgo é, além de político, advogado e médico. Foi vereador em sua terra natal (1989-1995), deputado estadual por três mandatos (1995-2007) e deputado federal (2007-2011). Nas eleições de 2010, elegeu-se senador com 869.501 votos.
Seu mandato de senador pela Paraíba, que começou em 2011, encerra-se em 2019. Se for aprovado pelo Plenário, assumirá em seu lugar no Senado o primeiro suplente, empresário Raimundo Lira.
No Senado, chegou à presidência de três CPIs, duas mistas (a do Cachoeira, encerrada, e da Petrobras, em curso) e a exclusiva de senadores sobre as irregularidades nesta companhia petrolífera. É também presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e relator de importantes matérias, entre elas o novo Código de Processo Civil.
Com Agência Senado

