Dez em cada dez prefeitos paraibanos reclamam a falta de recursos para tornar suas gestões exitosas. Se queixam, principalmente, da falta de apoio do Governo Federal e até dos deputados e senadores que ajudaram a eleger.
Mas, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), descobriu que a história não é bem assim. Segundo ele, pelo menos 80% das prefeituras paraibanas estão com o nome sujo no Cadin e outros órgãos de controle, situação que as impede de receber verbas federais. São muitas as causas. Uma das principais é a inadimplência com o INSS.
“A gente vê por aí pessoas dizendo que o deputado federal não colocou emendas para seu município. Não é bem assim. Dos 223 municípios paraibanos, acredito que somente uns 40 estejam aptos para receber os recursos de emendas orçamentárias. O restante possui algum tipo de pendência junto ao Governo Federal e não pode”, calcula o parlamentar tucano.
Segundo Carneiro, quando uma emenda é destinada a determinado município que está inadimplente, o valor que seria repassado é bloqueado e o parlamentar simplesmente desperdiça a iniciativa. “Por isso, muitas vezes colocamos emendas de forma genérica”, justificou, durante entrevista ao programa Rádio Verdade desta sexta-feira, da Arapuan FM.
Com a palavra, os prefeitos inadimplentes.

