Que Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo não se toleram mais, isso todo mundo já sabe. E se PT e PSB procuravam motivo para rompimento político, agora não precisam mais. Os deputados petistas Frei Anastácio e Anísio Maia assinaram pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncias de irregularidades no programa Empreender, considerada “a menina dos olhos” da gestão socialista desde que Ricardo Coutinho era prefeito de João Pessoa.
O apoio de anastácio ao requerimento do líder do PSDB, deputado Dinaldinho Wanderley, já era esperado. O Frei se apresenta como dissidente da aliança entre PT e PSB desde as eleições de 2014. Mas, o caso de Anísio é diferente, chega a ser emblemático. O deputado é considerado um “porta-voz” do prefeito Luciano Cartaxo na Assembleia Legislativa e, até pouco tempo, defendia com unhas e dentes o governo de Ricardo Coutinho.
A decisão dos petistas tem a ver com a sucessão municipal em João Pessoa. Cartaxo é candidato declarado à reeleição e o PSB de Ricardo está prestes a lançar candidato a prefeito, sendo a deputada Estrela Bezerra a mais cotada para assumir a missão. Diante da iminência do enfrentamento nas urnas, o PT resolveu “esticar a corda” para forçar um rompimento logo agora. Caso contrário, não teria fechado apoio à CPI proposta pela oposição.
Resta saber como reagirá o Governo do Estado e o PSB.

