O secretário legislativo, Washington Rocha, disse nesta terça-feira que a CPI do Empreender, proposta pela oposição, deve ser arquivada por descumprir requisito regimental. Segundo ele, o Regimento Interno da Assembleia Legislativa só permite o funcionamento de até três Comissões Parlamentares de Inquérito simultaneamente e o requerimento solicitando a do Empreender, de autoria de Dinaldinho Wanderley (PSDB), foi o quarto protocolado na Casa. “Seguindo a cronologia prevista no Regimento Interno podemos afirmar que a CPI do Empreender está prejudicada”, afirmou Rocha.
Segundo ele, três outros requerimentos com pedidos de CPIs foram protocolados antes do de Dinaldinho Wanderley e, portanto, devem ser apreciados antes. Se a Mesa Diretora (Presidência) decidir instalar as CPIs dos Pardais e do Telemarketing, de autoria do líder do governo Hervázio Bezerra (PSB), regimentalmente não há espaço para as investigações no programa governamental porque a CPI da Telefonia já está trabalhando.
O deputado Dinaldinho Wanderley já avisou que, se o pedido for arquivado, vai recorrer à Justiça para instalar a CPI do Empreender. Ele estranhou a suposta existência de um pedido de instalação da CPI do Telemarketing, de autoria do líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB). “Ninguém, até agora, conhecia essa tal CPI. Nem mesmo a imprensa. É muito estranho isso. mas, se o nosso requerimento for arquivado temos o caminho da Justiça”, sustentou.
É o prenúncio de mais uma batalha entre governo e oposição.
