Vem pra Caixa sofrer tambm. Vem! Banco estatal “deita e rola” em cima de clientes na Paraba

Imagem da Internet

Imagem da Internet

Durante muito tempo, a Caixa Econmica Federal, nosso principal banco estatal, usou o slogan “Vem pra Caixa voc tambm. Vem!”. O chamamento caiu no gosto popular. E nem poderia ser diferente, diante da gigantesca campanha publicitria que lhe dava suporte. Tudo pago com dinheiro do contribuinte, diga-se de passagem. Hoje, esse slogan bem que poderia ser substitudo pelo ttulo acima, diante da qualidade do servio que a CEF presta aos clientes, pelo menos na Paraba.

Semana passada, tive que viajar ao interior do Estado e precisei fazer um saque. Primeiro, foi na pequena cidade de Vista Serrana. L, no tem agncia da Caixa. Apenas uma Casa Lotrica funciona. Mesmo assim, no tinha dinheiro. Me dirigi ento Malta, cidade um pouco maior que a primeira, mas tambm servida apenas de Casa Lotrica. Uma fila enorme me aguardava. Todos que ali estavam esperavam por dinheiro para abastecimento e consequentes saques.

Diante da situao, tive que seguir caminho at Patos, esta sim com Casas Lotricas e agncia da Caixa. Chegando l, fui direto aos terminais, certo de que resolveria meu problema. Ledo engano. Meu carto magntico acusou problema na leitura em vrios terminais, o que me fez procurar os caixas, no sem novamente enfrentar fila. Aps esperar quase uma hora – isso mesmo: quase 60 minutos – fui chamado para atendimento. Expliquei o problema ao funcionrio e ele disse que eu, mesmo no caixa, s poderia sacar at R$ 100,00 por ser cliente de outra agncia.

No caixa vizinho, um senhor em atendimento (com mais de 60 anos porque estava no caixa prioritrio) se queixava em voz alta que h mais de dois meses (isso mesmo: dois meses) havia solicitado um carto magntico e at aquele momento no recebera. Mais um estmulo para mim que, posteriormente, teria que fazer o mesmo. Voltando ao saque, ainda provoquei o funcionrio perguntando para que serve ento o sistema informatizado, que prega um servio gil e facilitador das operaes aos clientes? A resposta foi o silncio. Ele afirmou apenas que o “teto” de R$ 100,00 para saques em outras agncias “uma norma da empresa”.

Que norma essa que restringe o direito do cliente de acesso ao dinheiro que lhe pertence? Que norma essa que penaliza o cliente por um problema ocorrido num produto vendido – e caro – pelo prprio banco? Por fim, que norma essa que nem os funcionrios da Caixa sabem explicar suas bases legais? Desconfio que essa norma , na melhor das hipteses, imoral.

Sai da agncia bancria acometido de um misto de raiva, decepo e constrangimento. Raiva por no poder fazer nada e ter que aceitar essas “normas draconianas”, decepo porque o banco do qual sou cliente h mais de vinte anos mais uma vez me deixou na mo e constrangimento por saber que teria que recorrer aos amigos – como recorri – para resolver o problema, mesmo com dinheiro em “caixa”.

Bom, tenho mais coisa para contar sobre o “tratamento vip” da Caixa, mas prefiro encerrar por aqui para no cansar os possveis leitores.

Quem quiser sofrer, s vir pra Caixa tambm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor