Ruy alerta Congresso para risco de greve dos caminhoneiros em plena pandemia

Diante da ameaça de greve dos caminhoneiros, o deputado federal Ruy Carneiro ressalta a necessidade de buscar negociações para evitar uma greve que pode ser prejudicial para todos os brasileiros, especialmente no cenário de pandemia e crise econômica. Ruy embarcou neste domingo (31) para Brasília, onde serão retomados os trabalhos do Congresso Nacional esta semana.

Preocupado com o agravamento da pandemia e com as graves consequências que uma greve de caminhoneiros poderá ter sobre o sistema de saúde no País, Ruy observa que não é possível deixar a situação de 2018 se repetir. “Não podemos deixar a greve dos caminhoneiros acontecer novamente, ocasionando falhas no abastecimento de combustível e alimentos, principalmente quando a população sofre com a fome e o desemprego”, pontuou.

Durante a semana, Ruy defenderá a retomada do auxílio emergencial e a adoção de medidas que acelerem a vacinação da população contra a COVID-19. “Estamos passando por um momento de pandemia e agravamento da crise sanitária e econômica. Uma greve nesse nível pode desmontar o já frágil sistema de saúde do nosso país. Não podemos permitir que isso aconteça. Precisamos evitar essa greve para nos concentrarmos em cuidar da saúde e da vacinação da população e garantir, através de um novo auxílio emergencial, que as famílias tenham condições dignas de passar por esse momento difícil”, finalizou.

Com Assessoria

60 dias à espera do milagre: a fé inabalável da esposa do senador José Maranhão

O Padre Nilson Nunes, compartilhou nas suas redes sociais neste sábado (30), um relato da desembargadora Fátima Bezerra, esposa do senador José Maranhão. Na publicação, a esposa do político comemorou os 100% de saturação de oxigênio no sangue, além da pressão em 13×7 e destacou o agradecimento de Maranhão ao carinho das enfermeiras que cuidam dele.

Confira:

60 DIAS A ESPERA DO MILAGRE:

Aconteceu e acontece todos os dias. Pessoas dizem que gostariam de dormir e só acordar quando esse ou aquele problema estiver resolvido.

Aprendi diferente em casa.
Temos que estar de olhos bem abertos para enfrentar as crises.

A primeira vez que vi uma vaca bem pertinho de mim, aos 16 anos, encantei-me com a doçura do animal: “Meu Amor, ela está sorrindo para mim”. Porque está lhe achando muito bonita, disse ele. E acreditei.
Depois, sem tirar o gracejo, explicou que vacas não riem, elas ruminam. Trituram, maturam para poder digerir.

Não são gulosas nem precipitados. Aguardam. E enquanto aguardamos as vicissitudes da vida, as coisas se encaixam. Tudo a seu tempo!

O campo ensina muita coisa. Inclusive, como agropecuarista, nunca suportou ver um animal morrer e jamais permitiu maus tratos com sua criação. Por isso, não aguenta participar de vaquejada.

Ontem a tardinha, com 100% de saturação e 13×7 de pressão, parecia que matutava. Lembrei- me da paciência do gado no pasto.

Depois do banho realizado com maestria profissional de enfermeira e técnica, exclamei satisfeita ao vê-lo sentado na cama: que meninas zelosas!

Ele havia observado tudo e sentido o carinho com o qual fora tratado. Seus lábios estava cerrados, ele os abriu e os fechou duas vezes, e uma das enfermeiras, balbuciou admirada: “imagina senador”.

E nos disse com a voz embargada de emoção. É a primeira vez que um paciente sedado (mesmo com pouca sedação) me diz “obrigado“.

Como não valorizar um homem testado pela vida e ensinado pela natureza? Não serei a bela adormecida dessa sua história de vida, Meu Amor. Estarei atenta e como Joana D’arc, lutando por aquilo que eu acredito: no nosso milagre! Na sua recuperação!

Voltaremos a caminhar de mãos dadas pelo campo e continuarei sendo a sua eterna aprendiz! Desembargadora FÁTIMA BEZERRA

O senador completou nessa sexta-feira (29), dois meses de internação. Após agravamento do estado de saúde, ele foi transferido para São Paulo, onde continua recebendo tratamento. José Maranhão testou positivo para a Covid-19 no dia do segundo turno das eleições, em que participou de várias atividades políticas.

Com paraiba.com

Mais de 2 milhões de pessoas já foram vacinadas contra Covid-19 no Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil já deu uma dose da vacina contra a Covid-19 para 2.002.455 pessoas.

O consórcio, formado pelos veículos Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1, atualizou informações repassadas sobre a vacinação contra a Covid-19 por 12 estados.

Por enquanto, as vacinas disponíveis no Brasil são a Coronavac, vacina do Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, e o imunizante da Fiocruz, desenvolvido pela parceria entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca.

O total de pessoas que receberam a primeira dose representa 1,24% da população brasileira acima de 18 anos, e 0,95% em relação à população total do país.

Em relação ao total de doses disponíveis, o número de imunizados representa 23,85%.

O consórcio foi formado em junho de 2020 em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de Covid-19. Os veículos decidiram, então, formar uma parceria e trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.

O Brasil registrou um novo recorde neste sábado (30) e, pelo segundo dia consecutivo, teve a maior média de novas mortes por Covid-19 na última semana desde o começo da pandemia.

A média móvel de mortes chegou a 1.071 óbitos neste sábado. Esse número já tinha atingido o pico na sexta (29), com média de 1.068 mortes por dia na semana anterior. Antes disso, o recorde havia sido em 24 de julho, com média de 1.065 óbitos.

Neste sábado, foram registradas 1.194 mortes e 55.521 casos da doença. Com isso, o país chegou a 223.971 óbitos e a 9.175.194 pessoas infectadas pela Covid-19 desde o início da pandemia.

Contudo, o número real é ainda maior porque o estado do Ceará não atualizou os dados até as 20h deste sábado.

O Brasil é o terceiro país com o maior número de mortes pela doença. Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com 438.913. Na sequência, vem a Índia, com 154.147 mortos.

Abaixo do Brasil, está o México com 156.579 mortos, e o Reino Unido, com 105.777.

Na América do Sul, chama a atenção também o número de mortos do Peru: 40.686.

Com folhapress

INFERNO ASTRAL: Após ver seu candidato derrotado, ex-prefeito de Pedras de Fogo pode enfrentar novo revés no Tribunal de Contas

Ex-prefeito Dedé Romão (Imagem Reprodução/Internet)

Quando a fase é ruim, de tudo aparece para complicar. Esse “pensamento popular” serve quase de regra geral. Como diria o cantor Roberto Carlos: “Coisas da vida”!

O ex-prefeito de Pedras de Fogo, Derivaldo Romão dos Santos, se enquadra perfeitamente nessas circunstâncias. Depois de amargar a derrota do sobrinho, Lucas Romão, nas urnas.em novembro passado, Dedé Romão, como é conhecido, segue enfrentando seu “inferno astral”, desta vez com a “colaboração moralizadora” do Tribunal de Contas do Estado.

Os conselheiros devem julgar agora, na primeira quinzena de fevereiro, a prestaçäo de contas de 2016 do ex-gestor. O processo, previsto para entrar na pauta da sessão do dia 10, já tem parecer do Ministério Público pela reprovação das contas.

“Do exposto, pugna este Representante Ministerial pelo(a): EMISSÃO DE PARECER CONTRÁRIO à aprovação das contas quanto ao alcance dos objetivos de Governo, assim como a IRREGULARIDADE da prestação de contas no tocante aos atos de gestão de responsabilidade do Prefeito do Município de Pedras de Fogo, Sr. Derivaldo Romão dos Santos, relativas ao exercício de 2016”, conclui parecer do Ministério Público de Contas.

Prefeito atual Manoel Júnior (Imagem Reprodução da Internet)

Se prevalecer no julgamento o entendimento do MP, pela reprovação, não será nenhuma novidade. Não para Dedé Romão. Em novembro do ano passado, período das eleições, o TCE rejeitou as contas de 2017 do então prefeito de Pedras de Fogo.

Entre as causas da decisão, consta o excesso de gastos com contratações de servidores temporários, sem concurso público, em valores que chegaram a 13 milhões. Isso mesmo: segundo o TCE, Dedé Romão gastou em apenas um ano nada menos que R$ 13 milhões em contratações sem realizar concurso público.

Mesmo com esse “exército” de aliados, Romão não conseguiu evitar a “surra de votos” do adversário, prefeito atual Manoel Júnior, em seu sobrinho Lucas.

Triste fim da família Romão. Do jeiito que vai, só com sal grosso e muita reza ao Padre Císso.

Com informações do PBAgora

Nove pessoas morrem de Covid-19 na Paraíba em 24 horas

Imagem Reprodução/Internet

Nove pessos morreram de Covid-19 em apenas 24 hors, na Paraíba, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta-feira (29).  Desde a última atualização, onze óbitos foram registrdos e 1.125 casos da downça confirmdos.

Números Totais:

  • Casos Confirmados: 189.415
  • Óbitos Confirmados: 4.036
  • Casos Recuperados: 138.950
  • Testes Realizados: 587.821

Agora, a Paraíba totaliza 189.415 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 587.821 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 11 novos óbitos desde a última atualização, sendo 09 deles nas últimas 24h. Os óbitos ocorreram entre os dias 21 e 29 de janeiro de 2021, sendo todos eles em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 4.036 mortes. O boletim registra ainda um total de 138.950 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Sete municípios concentram 662 novos casos, o que corresponde a 58,84% dos casos registrados nesta sexta. São eles:

  • João Pessoa, com 408 novos casos, totalizando 49.197;
  • Campina Grande, com 73 novos casos, totalizando 17.171;
  • Monteiro, com 41 novos casos, totalizando 1911;
  • Bayeux, com 39 novos casos, totalizando 2.995;
  • Santa Rita com 35 novos casos, totalizando 4822;
  • Patos, com 34 novos casos, totalizando 7.792;
  • Sousa, com 32 novos casos, totalizando 4.612.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 29/01/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta sexta, 199 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 11 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Bayeux (1), Boqueirão (1), Brejo dos Santos (1), Cabedelo (1), Campina Grande (1), João Pessoa (2), Piancó (1), Rio Tinto (1), Santa Inês (1) e São Bentinho (1).

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 50%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 58%. Em Campina Grande estão ocupados 60% dos leitos de UTI adulto e no sertão 56% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 29 pacientes foram internados nas ultimas 24h.

Cobertura Vacinal

Até a última atualização de 28 de janeiro, foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 31.342 doses.

TCE dá 60 dias de prazo para ex-prefeito Renato Mendes devolver R$ 810 mil aos cofres públicos municipais

Imagem da Internet

 O ex-prefeito de Alhandra, Renato Mendes Leite, deverá repor aos cofres da Prefeitura Municipal, no prazo de 60 dias, a quantia de 810 mil reais, solidariamente, com o Escritório S. Chaves – Advocacia e Consultoria, referentes honorários pagos irregularmente em ações que envolveram recuperação de Royalties de petróleo. O ex-prefeito descumpriu Decisão Cautelar da 1ª Câmara do TCE-PB, que havia determinado a suspensão do pagamento.

O colegiado, em sessão ordinária por videoconferência, nesta quinta-feira (28), ainda determinou a abertura de Inspeção Especial para apurar os pagamentos de honorários em valores que ultrapassam R$ 18 milhões, recebidos pelo escritório de Advocacia entre os anos de 2011 e 2018, conforme o voto do conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, relator dos processos nºs 05183/17 e 05067/18. A 1ª Câmara do TCE decidiu pela ilegalidade do processo de inexigibilidade e do contrato dele decorrente, com aplicação de multas ao gestor.

O conselheiro Antinio Gomes foi relator do procesao de Alhandra (Imagem Reprodução da Internet)

A 1ª Câmara Deliberativa do TCE, sob a presidência do conselheiro Antônio Nominando Diniz, referendou medidas cautelares (Processos 14.393/20 e 14.477/20), para suspender os editais de licitação nºs 44 e 45/2020, da Cagepa – Companhia de Água e Esgoto da Paraíba, devido a inconformidades em relação ao projeto básico referente a obras de saneamento em municípios paraibanos. Da mesma forma em relação à denúncia na Prefeitura de Nova Floresta, e Representação do MPC relativa à remuneração dos vereadores de Montadas.

Prestação de Contas – Aprovadas foram as contas das câmaras municipais de Amparo, Puxinanã e Baraúna, relativas ao exercício de 2019.  Procedentes foram julgadas denúncias formuladas contra o Instituto de Previdência dos Servidores de Campina Grande – referente a reajuste de proventos. A Corte concedeu prazo para o restabelecimento da legalidade (processo. 14482/17). E sobre nepotismo no município de D. Inêz, (proc. TC 2599/19), o Tribunal aprovou multa ao ex-prefeito João Idalino da Silva.

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas realizou sua 2855ª sessão ordinária remota, a primeira reunião de 2021 por meio de videoconferência. A sessão marcou o retorno do conselheiro Antônio Nominando Diniz, que foi empossado na Presidência do Colegiado. Presentes os conselheiros Antônio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto), com participação especial do conselheiro André Carlo Torres Pontes. O Ministério Público de Contas foi representado pelo procurador Luciano Andrade Farias.

Acesse AQUI sessão na íntegra 

Com AscomTCE –PB

ALPB retoma sessões na proxima segunda-feira com eleição de integrantes da mesa diretora

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) retoma as atividades parlamentares, na próxima segunda-feira (1º), durante sessão a ser realizada na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo da Paraíba (Sinpol-PB), localizado na Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, 447, Bessa, a partir das 9h30.

As sessões ordinárias continuarão acontecendo de forma remota, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mas, nesse primeiro encontro, as atividades ocorrerão de forma presencial para eleger e dar posse ao novos integrantes da Mesa Diretora para o 2º biênio (2021/2022).

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, explicou que a escolha do Sinpol se deu em decorrência do fato do plenário do prédio sede da ALPB, na Praça dos Três Poderes, ser fechado, sem circulação de ar, e não atender aos protocolos sanitários de prevenção ao contágio da Covid-19.

No próximo dia 1º, os parlamentares irão eleger o 2º vice-presidente e o 1º secretário da Casa, cargos que ficaram vagos com o falecimento do deputado João Henrique e a renúncia do deputado Nabor Wanderley, respectivamente. Logo em seguida, haverá a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2021/2022.

A sessão desta segunda-feira será restrita aos parlamentares, servidores diretamente ligados aos trabalhos legislativos e a profissionais da imprensa previamente cadastrados e em número reduzido para evitar aglomeração.

CADASTRO PARA COBERTURA DA IMPRENSA

A realização da sessão vai requerer todas as normas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus. Para isso, será disponibilizado espaço para imprensa, mediante um cadastro que será feito de forma antecipada. Serão permitidos apenas um repórter e um cinegrafista para as TVs. Para programas de rádio e portais de notícias serão permitidos apenas o acesso de uma profissional por veículo. Para executar o cadastro, basta enviar e-mail para eliseujornalista@gmail

Com Assessoria

Inmet alerta sobre risco de chuvas intensas em 33 cidades paraibanas

Imagem Reprodução/Expansão

O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (29) um alerta de chuvas intensas com grau de severidade ‘Perigo Potencial’ para 33 cidades da Paraíba.

O aviso foi anunciado às 16h30 e, de acordo com o órgão, as chuvas devem variar entre vinte e trinta milímetros por hora ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h.

O INMET também aponta para o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

MunicípioGeoCodeUF
Aguiar2500205PB
Bernardino Batista2502052PB
Boa Ventura2502102PB
Bom Jesus2502201PB
Bonito De Santa Fé2502409PB
Cachoeira Dos Índios2503308PB
Cajazeiras2503704PB
Carrapateira2504108PB
Conceição2504405PB
Curral Velho2505303PB
Diamante2505600PB
Ibiara2506608PB
Itaporanga2507002PB
Manaíra2509008PB
Monte Horebe2509602PB
Nazarezinho2510006PB
Poço De José De Moura2512077PB
Santa Helena2513307PB
Santa Inês2513356PB
Santana De Mangueira2513505PB
Serra Grande2515708PB
São José De Caiana2514305PB
São José De Piranhas2514503PB
São João Do Rio Do Peixe2500700PB
Triunfo2516805PB

Com assessoria

Suplente de vereador Hélton Renê é nomeado como assessor técnico da Secretaria Municipal do Trabalho