Ginasta brasileira está entre as 100 mulheres mais influentes do mundo em 2024

Foto: Ricardo Bufolin/CBG

A ginasta Rebeca Andrade é uma das três brasileiras que aparecem entre as 100 mulheres mais influentes ao redor do mundo em 2024, listadas pela BBC (empresa pública britânica de comunicação) divulgada nesta terça-feira (3). Entre as justificativas para Rebeca integrar o seleto grupo está o fato de ela ter se tornado a maior medalhista olímpica da história do Brasil, com seis pódios (dois ouros, três pratas e um bronze), durante dos Jogos de Paris. Outras duas brasileiras também estão na relação da BBC: Lourdes Barreto (ativista de direitos das prostitutas) e Silvana Santos (bióloga). Outros nomes relevantes na relação são o da iraquiana Nadia Murad, ativista de direitos humanos e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz; da francesa Gisèle Pelicot, ativista na defesa de direitos das mulheres, e da atriz norte-americana Sharon Stone, por seu empenho em atividades de apoio a pessoas com HIV (vírus da imunodeficiência humana).

A edição da lista da BBC deste ano enfatizou a resiliência e neste quesito a história de vida de Rebeca tem muito de superação. A ginasta de 25 anos, nascida em uma família com sete irmãos na cidade de Guarulhos, periferia da São Paulo, percorria longas distâncias a pé para frequentar os treinos nos arredores da capital paulista. Os custos ficavam por conta da mãe solo que trabalhava como faxineira. Além da infância pobre, Rebeca enfrentou três cirurgias graves no joelho. O veículo britânico ressaltou ainda a reverência à Rebeca feita pelas ginastas norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles, quando a brasileira foi ouro no solo em Paris, e também o fato de Rebeca valorizar a psicologia no esporte com uma das ferramentas no alto desempenho.

“Ser resiliente está relacionado à forma como lidamos com as coisas que acontecem com a gente, e a ajudar minhas colegas de equipe a ver o lado bom mesmo quando as coisas estão muito ruins.”, disse a medalhista em depoimento à BBC.

Outras seis atletas aparecem na lista a BBC: a corredora Allyson Felix (EUA); a atiradora Kim Yeji (Coreia do Sul); a atleta paralímpica de taekwondo Zakia Khudadadi (Afeganistão), primeira medalhista entre competidores refugiados; a mesatenista Zhiying [Tania] Zeng (Chile), que estreou na Olimpíada aos 58 anos; a lutadora Vinesh Phogat (Índia); e duas atletas sobreviventes de violência doméstica – a corredora Joan Chelimo Mellye (Quenia/Romênia) e a arqueira paralímpica Tacy Otto (EUA).

No próximo dia 11 de dezembro, Rebeca Andrade pode ser contemplada, pelo quarto ano consecutivo, com o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do ano entre mulheres (Troféu Rei Pelé).  A ginasta concorre com a judoca Beatriz Souza, ouro nos Jogos de Paris, e com a canoísta Ana Sátila, quarta colocada em Paris no K1 (caiaque para uma pessoa).

Com Agência Brasil

Presidente do PT critica decisão de vereador do partido de fazer oposição a Cícero Lucena: “Está equivocado”

 

Jackson Macedo, presidente do PT

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Jackson Macêdo, se manifestou nesta terça-feira (3) sobre a decisão do vereador Marcos Henriques em permanecer na bancada de oposição ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), na Câmara Municipal. Macêdo considera a postura de Henriques um erro, mas destacou que respeita a decisão do parlamentar.

“Eu acho um equívoco não integrar a bancada [de apoio ao prefeito]. Contudo, essa é uma decisão pessoal do vereador. A instância partidária, que é o espaço para deliberar sobre isso, ainda não se pronunciou formalmente acerca do apoio à bancada do prefeito”, declarou o dirigente petista.

Com PB Agora

 

Prefeito, vice e vereadores eleitos de João Pessoa serão diplomados no próximo dia 16

cicero lucena, leo bezerraCícero Lucena e Leo Bezerra – Foto: Divulgação/Secom-JP

 

A diplomação do prefeito Cícero Lucena e do vice-prefeito Leo Bezerra, ambos reeleitos, além dos vereadores eleitos e reeleitos em João Pessoa no mês de outubro já tem data marcada. A cerimônia acontecerá no dia 16 de dezembro.

A informação foi divulgada pelo apresentador Luís Torres, no programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (3). A data foi marcada pela juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho, da 64ª Zona Eleitoral, segundo informou o jornalista, conforme acompanhou o ClickPB.

A diplomação será às 16h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Essa cerimônia da Justiça Eleitoral confirma a validade da eleição e concede diploma de eleito aos candidatos que conseguiram as vagas nas Eleições 2024.

A solenidade é uma praxe do “pós-eleição”, que acontece geralmente no mês de dezembro após o outubro de eleições, e deve ser realizada em todos os estados e municípios.

Em Campina Grande

diplomação também já foi marcada em Campina Grande.. A cerimônia será às 17h, no auditório do Hotel Garden, no bairro do Mirante. A cerimônia será presidida pelo juiz Cláudio Pinto Lopes, da 16ª Zona Eleitoral.

Com Clickpb

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com imóveis de luxo em João Pessoa

Polícia Federal

(foto: divulgação/PF)

Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), deflagrou desta terça-feira (3) uma nova operação em João Pessoa. Como observou o ClickPB, trata-se da operação ‘Orion’ e o objetivo é apurar os crimes de tráfico de drogas, lavagem de capitais e organização criminosa.

Foi detalhado pela Polícia Federal que a operação é um desdobramento da Operação Bayerische, realizada em 2022, após as investigações apontarem para a prática de ocultação de patrimônio e sofisticados esquemas de lavagem de dinheiro vinculados a atividades do tráfico de drogas.

Hoje (3), estão sendo cumpridos seis mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão, além da determinação judicial para o sequestro de valores e imóveis de luxo localizados no bairro Cabo Branco, em João Pessoa.

Segundo a PF, os bens sequestrados incluem apartamentos de alto padrão que teriam sido adquiridos com recursos provenientes de atividades ilícitas.

Com clickpb/Joaqiim Neto e informações de Polícia Federal

Municípios do Sertão registram chuvas com ventos fortes e cresce expectativa de um bom inverno na Paraíba

Ventos fortes foram registrados em vários municípios (Imagem Divulgação)

Com Clickpb/Joaquim.Neto

Moradores de diversos municípios da região do Sertão e alto Sertão da Paraíba foram surpreendidos na noite de ontem (2) e madrugada desta terça-feira (3) com fortes pancadas de chuvas, acompanhadas de relâmpagos, trovões e raios. Como observou o ClickPB, o fenômeno foi registrado nas redes sociais por populares de cidades como Frei Martinho e Catolé do Rocha (veja vídeo no fim da matéria).

ClickPB apurou que segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o ‘top 10’ de locais onde as estações meteorológicas captaram mais precipitações é marcado por municípios do Sertão do estado, encabeçados por São José de Piranhas, na região de Cajazeiras.

A estação meteorológica da Aesa em São José captou em um dia 73,7 milímetros. Já em segundo lugar está o município de Santa Teresinha, com 66,3 milímetros. Ao ClickPB, a meteorologista Marle Bandeira, da Aessa, explicou que chuvas nesse período no Sertão, principalmente, são normais.

Confira top 10: 

  1. São José de Espinharas – 73,7 milímetros
  2. Santa Teresinha – 66,3 milímetros
  3. Patos/EMBRAPA – 57 milímetros
  4. Cajazeiras/Sítio São José – 54,2 milímetros
  5. Santa Cruz – 43 milímetros
  6. Condado – 36 milímetros
  7. Areia de Baraúnas – 30,3 milímetros
  8. São José do Bonfim – 26,2 milímetros
  9. Jericó – 25 milímetros
  10. Juarez Távora –  22 milímetros

Confira vídeo das chuvas:

STF arquiva ação contra eleição da Mesa Diretora da ALPB

Imagem de Assessoria

A ação movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a antecipação da eleição para o segundo biênio da mesa diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que havia sido realizada em fevereiro de 2023, foi arquivada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão da Suprema Corte acontece após a Casa ter promovido, na última terça-feira (26), uma nova eleição para o segundo biênio da mesa diretora, em conformidade com o recente entendimento judicial.

“(o presidente da Assembleia Legislativa) noticiou que, em 26 de novembro de 2024, houve nova eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba para o biênio 2025 2026, de acordo com a novel disposição regimental (e-docs. 21 e 22). Ante o exposto, com fundamento no art. 21, § 1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, não conheço da presente ação direta de inconstitucionalidade”, traz o trecho final do despacho monocrático.

Entenda

O caso veio à tona após a Procuradoria Geral da República (PGR) ter questionado no Supremo Tribunal Federal as mudanças no regimento interno feitas por algumas Casas Legislativas do País que antecederam as eleições da Mesa Diretora.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para tornar inconstitucionais as antecipações das eleições para as mesas diretoras das Assembleias Legislativas.

Presidente Adriano Galdino (Imagem Reprodução)

A Assembleia da Paraíba chegou a divulgar uma nota afirmando que a ação direta de inconstitucionalidade (ADI), apresentada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando dispositivo da Constituição Estadual que assegura o direito à reeleição da mesa diretora da Assembleia, não interfere em nada na composição da atual mesa diretora da Casa Epitácio Pessoa.

Mesmo assim, a Casa aprovou um projeto de resolução alterando a data da eleição antecipada para Mesa Diretora da Casa. A nova eleição para a Mesa Diretora ocorreu no dia 26 de novembro e Galdino foi reeleito.

Com Portal Paraíba

Cícero Lucena afirma que PMJP tem compromisso com o futuro, em participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, participou, neste domingo (1), do ncerramento da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho. Durante o evento, o gestor entregou prêmios aos vencedores do Circuito Pessoense de e-sports e ressaltou a importância do investimento em inovação e educação tecnológica para o desenvolvimento da cidade.

“Estou muito feliz por estar neste domingo na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, edição de João Pessoa, juntamente com o projeto HQPB, e também com as Secretarias de Ciência e Tecnologia e de Educação, pois estamos mostrando que a Prefeitura de João Pessoa tem um compromisso com o futuro, utilizando as tecnologias mais modernas em todas as áreas. Parabéns à nossa equipe e gratidão por essa oportunidade de transformar João Pessoa em uma cidade cada vez melhor”, afirmou Cícero Lucena.

O evento reuniu estudantes, pesquisadores, entusiastas da cultura geek e representantes de diversas instituições, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Além das atividades científicas e tecnológicas, a parceria com o HQPB trouxe um público diversificado, reforçando o potencial de João Pessoa como polo de inovação e criatividade.

Recebendo o troféu de campeão das mãos do prefeito de João Pessoa, Rafael Serrat celebrou a vitória de sua equipe no Circuito Pessoense de e-sports. Representando um time composto por jogadores de diferentes estados, incluindo São Paulo, Goiânia e Maringá, ele compartilhou a emoção do momento. “O sentimento é de muita felicidade, a gente poder experienciar tudo isso, né? Viajar, vir de longe, ficar com o pessoal do time e toda essa experiência é o que mais agrega, é o que mais é legal pra gente. O circuito começa com uma fase de grupos, e quem acumula mais pontos avança para a semifinal e a final. Essas últimas etapas são presenciais aqui na Paraíba. A gente ganhou todas as partidas e, na semifinal, já veio pra cá e conseguiu o resultado positivo na final”, comemorou.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia combinou ciência, inovação e cultura geek para atrair o público jovem. Com seminários, demonstrações científicas e atividades promovidas por instituições como a UFPB, o IFPB e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o evento buscou conectar adolescentes e jovens ao universo acadêmico e às oportunidades locais na área de tecnologia.

O secretário da Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos, destacou que a cidade já se consolidou como um centro de produção criativa e artística, com eventos como o HQPB, que valorizam o artesanato e fortalecem o ecossistema geek local. “Esse é um evento de popularização da ciência. Para atrair o público, fizemos uma parceria com o HQPB, que traz muitos adolescentes — justamente aqueles que estão se preparando para entrar na universidade e decidindo o que fazer na vida. A ideia é que eles tenham contato com o que acontece em ciência e tecnologia na cidade, porque aqui fazemos pesquisa e inovação de primeira linha. Outro ponto importante é o orgulho que isso gera: mostrar o que a nossa turma da universidade consegue realizar”, explicou.

Na ocasião, Ruana Nunes, diretora de popularização da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também destacou a integração da cultura geek e o papel da juventude no avanço tecnológico da cidade. “A Semana é um movimento amplo que acontece em todo o Brasil, e João Pessoa resolveu fazer a sua edição de uma forma muito especial, integrando a cultura geek, com o pessoal fantasiado e toda essa criatividade local. É incrível ver como a juventude de João Pessoa está engajada com tecnologia, programação e projetos nas escolas, como laboratórios e a criação de aplicativos. Essa parceria entre ciência, tecnologia e educação está transformando a cidade, e isso se reflete aqui, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, avaliou.

Durante o evento, Alyne Sousa chamou a atenção ao se fantasiar como uma personagem de anime. “Ah, é muito bom, porque é um lugar onde eu realmente me sinto quem eu sou. Sou apaixonada pela cultura geek, e estar aqui, me caracterizar, é uma delícia! É muito gratificante. Parece que a gente nasceu pra isso. Aqui, a gente se identifica com outras pessoas que compartilham do mesmo gosto, da mesma vontade de viver tudo isso”, comentou.

Ana Luiza percorreu cerca de 60 quilômetros, saindo de Mamanguape para participar do evento, em João Pessoa. Vestida como um personagem de anime, ela compartilhou a emoção de participar pela primeira vez da Semana. “O evento foi sensacional, eu gostei muito! Tirei foto com vários cosplays, muitas pessoas tiraram foto comigo, foi incrível. Eu gostei muito, muito mesmo”, revelou.

Com Secom/JP – Ròmulo Teodorico  Fotos: Kleide Teixeira

PMJP injeta R$ 415 milhões na economia da capital com pagamento de novembro, dezembro e 13° aos servidores

Imagem Dinheiro/Internet

A Prefeitura de João Pessoa realizou o pagamento dos salários dos servidores referente a este mês de novembro na quinta (28) e sexta-feira (29). A equipe econômica agora se dedica ao planejamento da segunda parcela do 13º salário e da folha de dezembro. Serão três folhas pagas em 26 dias e ainda o Prêmio Escola Nota 10, contribuindo para aquecer a economia da Capital paraibana no período de festas de fim de ano, injetando R$ 415 milhões em pagamentos aos servidores.

De acordo com a Secretaria de Administração, o pagamento de novembro aconteceu nesta quinta-feira para os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município (IPM) e na sexta-feira para os servidores da ativa, entre efetivos, comissionados e prestadores de serviço. Como acontece desde janeiro de 2021, no início da gestão do prefeito Cícero Lucena, os pagamentos acontecem sempre dentro do mês trabalhado.

Já a segunda metade do 13º salário será paga ainda na primeira quinzena de dezembro, no dia 13. A primeira parcela foi paga no dia 10 de junho. No dia 18, a Prefeitura paga o Prêmio Escola Nota 10 para profissionais da Educação. Logo em seguida, a Prefeitura paga também os salários de dezembro no dia 20 para todos os servidores, tanto aposentados e pensionistas como também o pessoal da ativa, fortalecendo a economia da cidade no período de final de ano.

“A Prefeitura de João Pessoa exerce um papel importantíssimo no período de final de ano não somente com a decoração e programação natalina que impulsionam o turismo e toda a cadeia produtiva da cidade, mas também com pagamento de salários que injetam recursos muito expressivos na economia, estimulando e aquecendo setores como de comércio e alimentação”, destacou o secretário de Administração, Valdo Alves.
[29/11, 16:00] Eliz Monteiro: *Sedurb cumpre TAC que determina ordenamento do comércio informal na orla da capital, entre outras medidas*

A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado no Processo nº 001.2022.055006/MP-PB/43ºPJ-João Pessoa-PB, iniciou, nesta semana, uma operação visando garantir o ordenamento da orla das praias de Tambaú e Cabo Branco.
A iniciativa conta com a participação de várias secretarias e diversos órgãos da administração municipal de João Pessoa e visa garantir o ordenamento proposto pelo Ministério Público Estadual, através da promotora de Justiça Cláudia Cabral.
Como previsto no TAC, a Sedurb realizou, no ano passado, um cadastramento com os ambulantes objetivando garantir o ordenamento da área e possibilitar que os comerciantes pudessem vender normalmente seus produtos, desde que cumprissem o que ficou estabelecido no TAC determinado pelo Ministério Público.
Antes do início da operação, as equipes de fiscalização realizaram a etapa de notificação para que os comerciantes pudessem se adequar às normas e apenas recolheram o material irregular de quem descumpriu o acordo.
Além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a ação conta ainda com as secretarias de Meio Ambiente (Semam), Segurança Pública (Semusb), Turismo (Setur), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Além do ordenamento do espaço, a iniciativa também tem por objetivo atender as necessidades dos moradores e visitantes, abrangendo desde a emissão de autorizações e permissões de uso até a implementação de ações de fiscalização para garantir a adesão à regulamentação estabelecida em legislação.
As ações reforçam o compromisso da administração municipal em promover um ambiente urbano ordenado, acessível e seguro, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida da população pessoense e preservação dos espaços públicos.
A Sedurb mantém uma fiscalização permanente quanto à proibição do uso de áreas públicas para locação de brinquedos elétricos autopropelidos, ciclomotores, de tração humana e outros, como por exemplo, triciclos, bicicletas, e-bike, drift, patins e patinetes.
Outro ponto em que houve um avanço considerável foi a desativação de comércios fixos em áreas de estacionamento público. Ao todo, com apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), foram removidos 19 equipamentos que ocupavam de forma permanente vagas de estacionamento público nas Avenidas Cabo Branco e Almirante Tamandaré.
Com isso, garantiu-se a liberação dessas vagas, promovendo maior rotatividade e acessibilidade para os motoristas que utilizam o estacionamento público nessas avenidas.
A utilização de áreas irregulares também foi alvo de uma ação que buscou assegurar o cumprimento do projeto original dos quiosques. Para tanto, as construções, ampliações ou reformas fora do padrão, bem como jogos de mesas e cadeiras dispostos na faixa de areia adjacente às áreas dos quiosques, foram removidos, liberando esses locais para o uso livre dos frequentadores da praia.

*Drones e fotógrafos*

Mais recentemente, foi publicada uma portaria regulamentando o uso econômico do letreiro ‘João Pessoa’, instalado no Largo de Tambaú, estabelecendo normas em consonância com a legislação em vigor, bem como com o Termo de Adesão de Gestão das Praias e TAC da Orla. Em conjunto com a Secretaria de Turismo e a Guarda Civil Metropolitana, a Sedurb atua para garantir o livre acesso de todos ao espaço.

*Quadras irregulares desativadas*

Para assegurar o livre acesso dos cidadãos ao mar e preservar as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a vegetação de restinga, quadras esportivas e bunkers de alvenarias, construídos irregularmente e que serviam como depósito para a guarda de materiais, foram demolidos.
Atualmente, as quadras que permaneceram foram todas numeradas e estão dispostas de forma a garantir livre acesso aos frequentadores, promovendo uma organização que favorece o uso coletivo e ordenado do espaço.

Com Secom/JP/Felipe Azevedo

Adriano Galdino recebe títulos de cidadania em Olivedos e Cabaceiras

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, recebeu, na noite dessa sexta-feira (29), títuloz de cidadania Cabaceirense e Olivedense. A homenagem foi proposta pelo vereador Reinaldo Ramos, em Cabaceiras, e Joelma Cristina, em Olivedos.

Adriano Galdino agradeceu o título de cidadão e reafirmou o seu compromisso em levar ações e desenvolvimento para os dois municípios.

“Estou aqui com alegria e satisfação. A homenagem mostra que o nosso trabalho, a nossa forma de fazer política está sendo reconhecida por todos que fazem a classe política das duas cidades. Agora cabe trabalhar para construir uma Cabaceiras e Olivedos melhores e mais justas para todos”, ressaltou o presidente.

Reinaldo Ramos destacou a importância do trabalho que Galdino realiza em prol da cidade e sua contribuição significativa para a população.

“A única justificativa que nós temos é o trabalho que Adriano fez por Cabaceiras e continua fazendo. Ele é um verdadeiro pai para os cabaceirenses”, afirmou o vereador. Reinaldo enfatizou que a homenagem é uma forma simples, mas significativa, de reconhecer os esforços de Galdino em benefício da população local.

A vereadora Joelma Cristina destacou que a homenagem representa não apenas um reconhecimento ao trabalho de Galdino, mas também uma celebração da gratidão que o povo de Olivedos sente por ele. “Adriano é um político exemplar e uma pessoa de coração bom, que olha por todos os municípios de forma igualitária. Olívedos é um deles”, enfatizou.

O evento em Cabaceiras foi prestigiado pelo prefeito Tiago Castro, o prefeito eleito Ricardo Aires, pela deputada Silvia Benjamin e vereadores de municípios do Cariri paraibano, entre outras lideranças políticas e representantes da sociedade civil organizada da região. Em Olivedos estiveram presentes o prefeito Deuzinho, o prefeito eleito Gerson, o presidente da Câmara Nino Leonardo, além da deputada Silvia Benjamin e os vereadores do município.

Com ALPB