A liderança de Cícero Lucena na enquete feita hoje (24) pela Rádio Correio de Comunicação não chegou a surpreender. Na consulta da Rádio Arapuan, Cícero ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o ex-governador Ricardo Coutinho que, pelo menos até agora, está fora da disputa pela Prefeitura de João Pessoa.
Portanto, Cícero ficou em primeiro nas duas enquetes, se computados apenas os reais pré-candidatos.
Claro que essas consultas não têm valor científico, diferente das pesquisas eleitorais, mas podem ser avaliadas como um “recado das ruas”, já que as opiniões são coletadas por telefone de forma aleatória.
O que chamou atençâo, principalmente na mais recente, foi a diferença gritante entre Cícero e os demais concorrentes. Foram 39 votos contra 19 do segundo colocado, o radialista Nilvan Ferreira.
Para o terceiro colocado, Walber Virgulino, a diferença é de 26 votos. A suposta pré-candidata do prefeito Luciano Cartaxo, professora Edilma Freire, foi citada por apenas sete ouvintes do programa radiofônico.
Outro detalhe interessante: dois vereadores do Cidadania, Tibério Limeira e Bruno Farias, também tiveram pouca expressão na enquete com dois votos, cada.
O resultado “clareia” ainda mais o caminho da composição entre o PP e o partido do governador, cujas negociações estão em andamento. As circunstáncias podem ditar uma “rota natural” comum e necessária às duas legendas, visando as eleições de 2022.
Fora desses parâmetros, pouco se pode acrescentar sobre os números. Até porque, como citamos no início, não há qualquer critério científico nas enquetes.