Acatando sugestão de Cássio, Romero Rodrigues cria Conselho de Segurança Municipal

Atendendo apelo feito pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), O prefeito Romero Rodrigues assinou , na manhã desta terça-feira 17, na sede do Clube de Dirigentes Lojistas (CDL), um projeto visando à implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública de Campina Grande. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (17), durante reunião com o presidente da CDL, Tito Mota, e com a presidente de Fundação CDL, Rosália Lucas.

Romero chegou na CDL acompanhado do vice-prefeito Ronaldo Filho, e disse que o plano tinha como finalidade auxiliar o Estado na implantação de medidas que assegurem a segurança. “Constitucionalmente o dever da Segurança é do governo mas a PMCG deve e vai ajudar suplementando com a Guarda Municipal e ações como iluminação pública e geração de emprego e renda, já que a violência começa no problema social” relatou.

O mesmo pleito havia sido apresentado por Romero quando vereador, já preocupado com a questão da segurança da população, em 2004. Agora, na condição de prefeito, faz a reformulação necessária no projeto, que será encaminhado para apreciação dos vereadores, possivelmente ainda esta semana, e a conseqüente instalação do Conselho, que contará com a participação de representantes dos poderes públicos e de diversos segmentos da sociedade.

Tendo em vista a gravidade do tema, o prefeito já comunicou que vai solicitar a devida urgência ao Poder Legislativo, visando à aprovação do projeto com a maior antecedência possível. Ele pretende estabelecer o debate com os setores envolvidos a partir da próxima semana. Embora reconhecendo que, de acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, segurança pública é direito de todos os cidadãos e dever do Estado, o prefeito afirmou que o Município buscará contribuir, no que for possível e na abrangência das suas competências. “Vamos fazer a nossa parte”, assegurou.

“Estamos procurando fazer em Campina Grande o que está ao nosso alcance, desde a melhoria na iluminação pública, implementação de políticas públicas na área social, implantação de áreas de lazer, além de investimentos visando à geração de emprego e renda”, ressaltou o prefeito. No último final de semana o senador Cássio Cunha Lima lamentou o crescimento da violência na cidade e disse que o governo precisa adotar medidas mais enérgicas.

“É preciso medidas urgentes, enérgicas e rápidas. Não podemos continuar aceitando, por exemplo, a continuidade desses crimes patrimoniais que existem na cidade. É preciso uma ação rápida. Não adianta ficar só falando que o índice de homicídios no estado diminuiu. Vivemos um clima a insegurança em Campina”, desabafou.

O senador disse ainda que solicitou mais policiais militares ao governo do estado, mas não foi atendido totalmente. “Um contingente de 200 novos policiais foram incorporados, no entanto só 18 foram enviados para Campina Grande”, afirmou. Ele disse que reconhece as falhas no “quesito segurança”, mas acrescentou que o governo federal também investe muito pouco na segurança do cidadão.

“São investidos apenas 13%. O governo Federal lava as mãos para o problema e se distancia da realidade”, desabafou.

Cássio defendeu urgentemente a criação do “Conselho Municipal de Segurança” em Campina Grande. “Eu defendo imediatamente que o prefeito Romero Rodrigues crie o Conselho Municipal de Segurança. Esse conselho teria representantes de todas as entidades públicas e privadas para, no mesmo espaço, se discutir e encontrar soluções para o problema que vivemos hoje em Campina Grande. Isso tem que ser criado urgente. É uma proposta importante”.

Com PBAgora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor