O presidente da Assembleia Legislativa (ALPB), deputado Adriano Galdino, juntamente com o deputado Raniery Paulino, receberam, na manhã desta terça-feira (7), os representantes do Fórum da Diversidade Religiosa. Os líderes religiosos entregaram uma carta aos parlamentares com a finalidade é debater o aumento de casos de intolerância religiosa que aumentou mais de 600% no estado, segundo os representantes.
O objetivo da carta é solicitar medidas para promover e incentivar o respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais de todos os indivíduos e grupos, sem distinção de raça, cor, religião, ascendência ou origem nacional ou étnica.
Adriano Galdino ouviu o pleito dos representantes e informou que vai apresentar a carta em plenário para todos os parlamentares. “Vamos marcar uma audiência pública para debater o tema, pois é de fundamental importância que tenhamos uma sociedade mais justa. Vamos contribuir com esse debate, que tem tudo a ver com respeito, com a liberdade humana e que nos torna mais solidário e justo”, disse Galdino.
O grupo ressaltou que a carta deve entrar em vigor automaticamente após a apresentação na Casa Legislativa. De acordo com o coordenador do Fórum Paraibano de Diversidade Religiosa, Saulo Gimenez, a carta foi construida ao longo de diversas audiências públicas realizadas por eles.
“Estamos preocupados com o aumento de casos de intolerância religiosa. Por isso, estamos juntando forças para, através dessa carta, pautar a intolerância religiosa, mas também demandas específicas como ensino religioso, melhorias éticas e raciais, entre outros temas. Queremos mostrar nossa preocupação”, disse Saulo.
Participaram líderes religiosos de várias cidades do Estado, a exemplo de Pilar, Campina Grande, Puxinanã, Conde, João Pessoa, dentre outras. Veja abaixo a lista dos presentes.
01 – High Priest Saulo Gimenez Ferreira Ribeiro – Wicca e Bruxaria Tradicional – Coven Bruxo Sons Of Old Forest / Hex Associação de Covens Bruxos e Neófitos do Brasil / União Wicca do Brasil;
02 – Iyalorixá Izabel Cristina Barrozo – Candomblé Jejè Marri – Ilê Axé Bessen Dan / Associação Afrocultural Bessen Dan no município de Santa Rita;
Veja mais no site da ALPB.