A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta sexta-feira (3), Título de Cidadania Paraibana ao promotor de Justiça Lean Matheus de Xerez. A homenagem, proposta pelo então deputado Nilson Lacerda, aconteceu no plenário da Casa de Epitácio Pessoa e foi presidida pelo deputado Dr. Taciano Diniz, além de contar ainda com a participação do deputado Júnior Araújo.
Lean Matheus de Xerez nasceu em 06 de novembro de 1977, no município de Boa Vista, Roraima. Aos 26 anos tornou-se delegado de Polícia Civil do Estado da Paraíba, exercendo suas funções de 2004 até 2006. Em 2008, iniciou sua carreira como promotor de Justiça no Ministério Público do Estado (MPPB).
O deputado Tarciano Diniz disse ser de extrema importância o reconhecimento da atuação do jovem promotor de Justiça pela ALPB. O parlamentar parabenizou a iniciativa do deputado Nilson Lacerda, autor da propositura, e exaltou o promotor Lean pela “vasta contribuição a toda a Paraíba, bem como na Região do Vale do Piancó, onde atuou por vários anos como membro do Ministério Público do Estado da Paraíba”.
“Lean tem uma história escrita na retidão, que defende os ideais da sociedade de uma maneira muito justa e muito digna, tanto pessoal como profissionalmente. Estamos, apenas, formalizando aquilo que no coração de Lean já era uma coisa certa: a Paraíba como seu lar”, complementou o deputado Júnior Araújo.
A conceção do Título de Cidadão Paraibano ao promotor de Justiça foi proposta pelo suplente de deputado Nilson Lacerda, quando estava na titularidade do mandato na Casa de Epitácio Pessoa. Segundo ele, a homenagem é um reconhecimento à trajetória e dedicação de Lean no Ministério Público da Paraíba. “É um jovem promotor de justiça que está desenvolvendo um bom trabalho na Paraíba, um exemplo na sua área”, complementou.
Nilson Lacerda destacou que o Projeto de Lei que torna o promotor Lean paraibano foi aprovado por todos os parlamentares e aproveitou a oportunidade para ressaltar a atuação do homenageado em comarcas do Sertão paraibano e o quanto seu trabalho tem se destacado na justiça do Estado.
O homenageado Lean Matheus de Xerez, durante esses 15 anos de carreira ministerial, atuou em comarcas de Picuí, Catolé do Rocha, Cajazeiras, São José de Piranhas, Conceição e Guarabira. Atualmente, exerce suas funções como titular da 2ª Promotoria de Justiça de Cajazeiras, Comarca elevada a 3ª instância, e substituto na 1ª Promotoria de Guarabira.
Ao receber a honraria, o promotor Lean Matheus de Xerez disse estar orgulhoso e grato, destacando a importância da Paraíba em sua trajetória pessoal e profissional. “Eu me sinto muito agraciado com esse reconhecimento, até porque a Paraíba é o estado que eu adotei, e hoje eu sou adotado por esse mesmo Estado. Eu escolhi viver aqui, onde eu me sinto bem. Fiz concursos em vários outros locais, mas aqui eu terminei meu segundo grau e minha faculdade, fiz amigos, criei raízes. E hoje sou adotado como filho oficial do Estado”, afirmou o homenageado.
Para o promotor, tornar-se paraibano de direito é uma motivação a mais diante do trabalho que desepenha. “A responsabilidade com que eu me dediquei até hoje foi o que me trouxe até aqui, até este Título. Então, a responsabilidade vai ser a mesma de sempre”.
O evento contou ainda com a presença do procurador-geral do Ministério Público da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto; da vice-presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, Ana Maria de França; além de promotores de Justiça do Estado da Paraíba, advogados, familiares e amigos do homenageado.
É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.
Com ALPB