O Hospital Municipal Prontovida foi vítima de notícias falsas, na tarde desta quinta-feira (18), divulgadas através das redes sociais. A postagem trazia vídeo em que apontavam para um vazamento de água no sistema de ar comprimido que abastece os respiradores mecânicos da unidade, em João Pessoa.
Através de nota oficial, a direção da unidade especializada esclareceu que o suposto problema não trouxe qualquer prejuízo ao tratamento ou risco à vida de pacientes. “O mesmo estava realizando ventilação não-invasiva. Nesse sistema, existe um filtro que impede que tal situação ocorra. Mesmo assim, a equipe de manutenção foi acionada imediatamente para os devidos reparos, sendo trocado o ventilador mecânico que estava sendo utilizado, temporariamente, para realizar fisioterapia respiratória. Já no outro ponto, não havia paciente”.
A Direção do Hospital explicou que a manutenção dos equipamentos é realizada periodicamente (a cada 3 dias) através de empresa terceirizada. Também deixou claro que o paciente que ocupava o leito encontra-se em tratamento, sob os cuidados da instituição hospitalar e que não procedem quaisquer casos de óbitos relacionados a tal situação, como afirma o responsável pela postagem.
O Hospital Municipal Prontovida garante à população que o serviço está apto a prestar assistência de qualidade e responsabilidade aos pacientes, com a equipe médica, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem respeitando o dimensionamento de profissionais, de acordo com as resoluções dos órgãos fiscalizadores.
Abaixo, a nota do hospital na íntegra:
NOTA:
O Hospital Municipal Prontovida tomou conhecimento na tarde desta quinta-feira, 18 de novembro de 2021 de vídeos compartilhados em redes sociais referentes a um suposto problema no sistema de ar comprimido em um dos leitos de UTI da unidade.
Em nota, informamos que o fato noticiado não trouxe dano ao paciente. O mesmo estava realizado ventilação não invasiva. Nesse sistema, existe um filtro que impede que tal situação ocorra. Mesmo assim, a equipe de manutenção foi acionada imediatamente para os devidos reparos, sendo trocado o ventilador mecânico que estava sendo utilizado, temporariamente, para realizar fisioterapia respiratória. Já no outro ponto, não havia paciente. Assim, o problema foi solucionado através de revisão na rede de ar comprimido com troca do condensador, deixando um segundo condensador de reserva técnica no serviço. Enfatizamos que a manutenção é realizada periodicamente (a cada 3 dias) através de empresa terceirizada.
Vale ressaltar que, durante o processo de misturas de gases, pode ocorrer tal condensação, porém, existem barreiras de proteção em todo o percurso que antecede o tubo acoplado ao paciente. Além desse sistema, há a utilização de um filtro externo que é inserido entre tubo traqueal e o circuito do ventilador mecânico protegendo o paciente de causas externas, bem como dispositivos de segurança que alarmam, garantindo que as falhas sejam detectadas em tempo hábil sem causar prejuízo ao paciente.
O Hospital Municipal Prontovida garante à população que o serviço está apto a prestar assistência de qualidade e responsabilidade aos pacientes, com a equipe médica, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem respeitando o dimensionamento de profissionais, de acordo com as resoluções dos órgãos fiscalizadores.
Informamos que o paciente que ocupava o leito até a presente data encontra-se em tratamento, sob os cuidados dessa instituição hospitalar e que não procedem quaisquer casos de óbitos relacionados a tal situação.
João Pessoa, 18 de Novembro de 2021.
Com Secom-JP