A situação política do deputado João Henrique (PSDB) é o retrato da crise enfrentada pela candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) ao Governo do Estado. João foi o terceiro mais votado nas eleições de 2014 com 45.178 votos, perdendo apenas para Daniella Ribeiro (PP), que obteve 46.938 votos, e Manoel Ludgério (PSD), primeiro lugar com 50.107 votos.
Segundo o portal pbagora, de Fábio Targino, o parlamentar de Monteiro ainda não decidiu em quem votará para Governo do Estado e Senado Federal. Uma postura estranha para quem é filiado ao segundo partido mais importante da coligação de Lucélio.
E não é difícil comprovar, na prática, a posição do parlamentar. Basta observar seu material de propaganda e as entrevistas que vem dando às emissoras de rádio por onde anda. João Henrique deixa claro que vem fazendo uma campanha isolada da chapa majoritária, junto com a esposa Edna Henrique, candidata a deputada federal também pelo PSDB.
Essa desvinculação da majoritária não é “privilégio” de João Henrique, nem do PSDB. Seu colega Manoel Ludgério (PSD) também vem dando claros sinais de que caminha de forma solitária, pedindo votos apenas para o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), de quem é aliado histórico. Só para citar esses dois exemplos mais importantes. A “falta de atenção” tem sido o motivo principal alegado pelos insatisfeitos.
O mais grave nisso tudo é que não se vê nenhuma medida, nem mesmo declaração, de Lucélio sobre o clima de tensão registrado em sua coligação. Mesmo faltando poucos dias para as eleições. Uma postura arriscada para quem deseja chegar ao segundo turno e ocupa posição delicada na preferência do eleitorado, de acordo com as pesquisas de opinião pública divulgadas até agora.
Os desdobramentos dessa situação só saberemos com o resultado das urnas.
O deputado estadual e candidato a reeleição João Henrique, ainda não anunciou quem apoiará para governador, senador e presidente da república nas eleições deste ano, que acontecem no próximo dia 7 de outubro.
Faltando menos de 15 dias para o pelito, o deputado João Henrique se mantém neutro com relação a chapa majoritária e ainda não anunciou publicamente quem apoiará para governador da Paraíba e presidente da República, nem muito menos os seus candidatos a senador, reservando sua campanha apenas para sua reeleição e a candidatura de sua esposa Edna Henrique a deputado federal, ambas pelo PSDB.
Nos diversos municípios que o deputado é votado na região do Cariri paraibano, sua principal base eleitoral, ninguém registra uma única foto ou adesivo de João Henrique com os candidatos que integram sua coligação, a exemplo de Lucélio (governador), Cássio e Daniela (senadores) e Alckmin (presidente), a não ser com a sua esposa Edna Henrique.
Nas emissoras de rádios do deputado tucano e candidato a reeleição, os programas jornalísticos parecem mais um guia eleitoral do casal candidato, mas, não se manifestam com relação aos demais candidatos.