Além da vitória em primeiro turno com mais de 1 milhão de votos, o governador eleito João Azevedo (PSB) tem outros motivos para comemorar. Um deles, é a futura composição da Assembleia Legislativa. João conseguiu eleger 22 dos 36 deputados estaduais no pleito deste domingo (07). Sua coligação também tem a mais votada: Cida Ramos (PSB), com 56.017 votos.
A maioria esmagadora deixa a base governista com quase todos os ingredientes para garantir a eleição da futura mesa diretora da Casa de Epitácio Pessoa. O único problema será conciliar os interesses de tantos possíveis candidatos, principalmente à presidência. Tião Gomes e Genival Matias, do Avante, Ricardo Barbosa, Adriano Galdino e Hervázio Bezerra, do PSB, além de Branco Mendes, João Gonçalves e Edmilson Soares, do Podemos, são nomes cotados.
A relação pode estar incompleta. Até o dia 01 de fevereiro de 2019, data da eleição da mesa diretora, outras alternativas poderão surgir, dentro e fora da base governista.
Embora as articulações estejam ainda na fase inicial, é muito provável que os governistas elejam duas mesas ao mesmo tempo – uma para o biênio 2019/2021 e outra para 2022/2024 – repetindo o processo anterior.
a estratégia facilita a eleição de nomes ligados ao futuro governador nos principais cargos, incluindo a presidência da Casa. Em minoria, a bancada de Oposição fica de mãos atadas, tendo como opções aceitar a participação que lhe for ofertada pelos adversários ou “bater chapa” e apostar na mudança de lado de deputados governistas. A segunda hipótese é a mais arriscada porque, em caso de derrota, os oposicionistas ficarão sem cargos na Mesa Diretora.
Veja abaixo a lista dos deputados eleitos: