Infelizmente parece que virou moda entre algumas Câmaras de Municípios da Paraíba em aumentarem os seus próprios salários, e pasmem os senhores, em plena crise da Pandemia do COVID-19, e os municípios também em estado de calamidade pública. Já cometeram esse ato deplorável os municípios de Santa Luzia, Piancó, e agora foi a vez dos vereadores da pequena e simpática cidade de Passagem-PB, que fica na região metropolitana de Patos e, a 270km da capital João Pessoa, que tem uma população de menos de 2.500 habitantes, segundo o IBGE.
Quase todo mundo pensando em vencer o Coronavírus, já os vereadores da Casa Pedro Ferreira de Freitas, em Passagem-PB, são exceções, pois, na sessão ordinária do dia 2 de maio de 2020, eles aprovaram aumento de
seus subsídios em mais de 33%, dos atuais 4 mil reais passarão a receber em janeiro de 2021, 5 mil reais (cinco mil reais) já o presidente da Câmara o total de 7.500,00 reais( sete mil e quinhentos reais), enquanto o prefeito que ganha atualmente 8 mil reais (oito mil reais) vai receber 12 mil (doze mil reais), um aumento de 50%, caso o Projeto de Lei seja sancionado pelo atual gestor. O vice-prefeito vai ganhar 6 mil reais e os secretários 4 mil reais.
Fazendo uma breve comparação, o vereador da cidade de Patos-PB, que tem mais de 107 mil habitantes ganha pouco mais de 10 mil (dez mil reais) e pequena Passagem de quase 2.500 habitantes vai ganhar 5 mil (cinco mil reais). Nada mal, proporcionalmente falando.
O fato mais intrigante é que a Paraíba está enfrentando a Pandemia do Coronavírus. Em 8 de abril de 2020, A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em sessão extraordinária realizada de forma remota a homologação do estado de calamidade pública em de 164 municípios paraibanos, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) e o município de Passagem está incluído na lista.
Portanto, o aumento dos salários pode até ser LEGAL, entretanto, é IMORAL, pelo momento que vivemos. No entanto, cabe à população julgar seus representantes no pleito de 2020.
Alguns desavisados vão dizer que não foram seus próprios salários, pois só vai valer a partir de 2021, mas uma simples pergunta deve ser feita aos nove vereadores que aprovaram o Projeto de Lei, quem deles não vai buscar a reeleição em 2020? E a média dos que são reeleitos nos municípios paraibanos são mais de 50%, portanto, alguns desses serão beneficiados diretos na nova legislatura como aumento salarial.
O Blog do Jordan Bezerra enviou mensagens ao presidente da Câmara Municipal de Passagem, o senhor Lau de Dico, que as visualizou, mas não respondeu.
A esperança da população é que o prefeito de Passagem, Magno de Bá, use o bom-senso e vete o projeto.
Com Blog do Jordan Bezerra