O deputado Ricardo Barbosa, líder da maioria na Assembleia Legislativa, comemorou nesta segunda-feira a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de tornar obrigatória a apresentação do passaporte da vacina para todo viajante do exterior que desembarcar no Brasil. Somente serão dispensados de apresentar o passaporte da vacina aqueles dispensados por razões médicas ou quem venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional.
Para Barbosa, que é o autor da lei do passaporte da vacina na Paraíba, ao lado do deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, a decisão demorou um pouco, mas veio em boa hora, de qualquer forma, já que contribuirá para conter o avanço do vírus nessa época de alta temporada turística. “Temia-se que o Brasil fosse se tornar destino de passageiros não vacinados e negacionistas durante as festas de final de ano e no verão. Agora, com a decisão do STF, fico extremamente feliz”, disse.
Ele conta que na semana passada esteve em um restaurante em João Pessoa, com amigos, e lhe exigiram o passaporte da vacina. “Fiquei muito feliz ao pedirem meu passaporte, e aproveitei para informar que eu era autor do projeto de lei, que tanta polêmica provocou mas que, hoje, a maioria concorda que é uma medida eficaz na construção de barreiras para o coronavirus”.
Com Assessoria