O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) é o novo presidente da Comissão de Educação na Câmara Federal. A escolha foi feita nesta quarta-feira (13). Professor, o tucano é defensor da educação como principal instrumento de transformação da realidade brasileira e vai priorizar o debate sobre a necessidade de investimentos na primeira infância.
“Eu não acho que a solução da educação no Brasil seja ideológica. Não acho que nosso problema seja ideologia, mas sim uma falta de investimento no professor, de rede de financiamento para creche, para educação básica”, afirmou.
A deputada Rose Modesto foi eleita 1ª vice-presidente (PSDB/MS) e a deputada Alice Portugal (PC do B/BA), 2ª vice-presidente. A comissão é uma das mais disputadas da Câmara. Pedro tem posições contrárias ao Escola sem Partido – projeto que limita a atuação do professor na sala de aula. Ele informou que vai priorizar o combate à evasão escolar, medidas para aprimorar a carreira do professor e investimentos na primeira infância.
O aumento na oferta de vagas nas creches para o fortalecimento do processo educacional na primeira infância vem sendo uma luta constante de Pedro. Ele sempre destaca que por trás da vaga na creche também existe uma questão social, pois muitas mulheres ficam fora do mercado de trabalho por não ter onde deixar seus filhos.