A crise econômica vem repercutindo em todos os setores comerciais. São visíveis seus efeitos no dia a dia dos paraibanos. O escritor e historiador Hélio Serrano é prova disso. Longe dos holofotes e das grandes livrarias, que normalmente compõem o processo se lançamento de um livro, ele resolveu instalar uma banquinha num mercado público para comercializar o produto.
“Além da questão do custo, conta também o fato da gente ficar mais perto do leitor e despertar seu interesse pelo livro. Fica mais fácil vender”, justificou Serrano.
O conteúdo do novo livro também ajuda na estratégia do escritor. A obra relata a “História, Singularidade e Resistência” da Torre, um dos maiores e mais populares de João Pessoa. Nada mais natural que oferecê-la primeiro aos moradores locais.
Foi a partir dessa premissa que Hélio Serrano “arregaçou as mangas” e fixou seu “ponto de venda” no Mercado Público da Torre. “Nasci e me criei aqui, conheço muita gente e isso também facilita as vendas”, explicou o professor.
Sobre a obra
A obra de Serrano resume a evolução do bairro desde o seu surgimento. Segundo o.livro, a Torre nasceu de um loteamento, na época chamado de “arroamento”, criado por Joaquim Vicente Torres, após adquirir uma área onde hoje se localiza a Praça São Gonçalo, uma das mais conhecidas da cidade. O livro certamente servirá de fonte de pesquisas para outros trabalhos.
Sobre o autor
Hélio Ferreira Serrano é professor de Geografia com pós-graduação em Gestão Ambiental, além de historiador. Ele nasceu e se criou no bairro da Torre, onde reside desde 1958.


