Estiagem já provoca situação de emergência em 115 dos 223 municípios paraibanos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu essa semana, a situação de emergência nas cidades paraibanas de Mogeiro, Monteiro e Sumé, que estão sendo severamente impactadas pela estiagem. A portaria com os oncedido a policiais: “Governador entra Com esse licitar ao Governo Federal o repasse de  de emergência,  compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório. O objetivo é mitigar os impactos da seca e garantir o atendimento às necessidades da população local.

Atualmente, a Paraíba conta com 119 reconhecimentos de situações de emergência,  sendo dois por enxurradas, um por erosão costeira/marinha e um por inundações, refletindo a necessidade de intervenções em várias regiões do estado. Outros 115 enfrentam serias dificultades devido a estiagem.

Para solicitar os recursos, as prefeituras de Mogeiro, Monteiro e Sumé devem acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), enviando os planos de trabalho com as demandas específicas. Após análise da Defesa Civil Nacional, com base nas metas e valores solicitados, será publicada uma portaria no DOU com o valor aprovado.

Além disso, a Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos a distância para capacitar e qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD, visando aprimorar a gestão das ações de defesa civil nas três esferas de governo.

Com essa medida, espera-se amenizar os efeitos da estiagem nessas cidades paraibanas e melhorar as condições de vida das comunidades afetadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor