Deputado estadual mais votado em Campina Grande nas eleições de 2018, Inácio Falcão (PC do B) decidiu “investir mais” em seu principal reduto eleitoral. Aliado do governador João Azevedo (PSB), Falcão colocou seu nome à disposição para disputar a sucessão municipal de 2020 na Rainha da Borborema. “Estamos colocando nosso nome como alternativa de unidade da base governista”, justificou.
Falcão sabe que a unidade é um dos principais requisitos para a vitória do grupo governista. Além dele, nomes “famosos” são cotados para encabeçar o projeto do PSB no segundo maior colégio eleitoral do Estado. O senador Veneziano Vital é o principal. Mas, Veneziano tem outro plano, mais audacioso ainda. O ex-prefeito não pretende deixar Brasília, onde parece devidamente adaptado desde a legislatura passada, quando exerceu o mandato de deputado federal.
A ideia de Veneziano é lançar a esposa e secretária estadual, Ana Cláudia Vital, como candidata à prefeita. Com isso, preservaria seu mandato e buscaria a retomada da cadeira que já ocupou, hoje nas mãos do tucano Romero Rodrigues. A exclusão do socialista do processo favorece Inácio Falcão. Mesmo assim, o deputado já deixou claro que só embarca num projeto coletivo, que conte com apoio do governador João Azevedo, do ex-governador Ricardo Coutinho e das lideranças campinenses aliadas do Governo do Estado.
Inácio, por enquanto, é um “soldado”. Mas, pela votação que teve, pode virar “oficial” até a eleição.