Em quatro dias de fiscalização do Procon-JP, 61 autuações foram emitidas para 19 agências bancárias por descumprirem a Lei da Fila (municipal 8.744/1998 e estadual 9.426/201). O órgão também lavrou um auto de constatação para os consumidores que
Os bancos, juntamente com telefonia, água e energia elétrica aparecem como os campeões de reclamações no ranking das 10 empresas mais demandadas no SAC do Procon-JP, que nos três primeiros meses de 2019 registrou 3.010 reclamações.
O secretário do órgão Helton Renê informou que os bancos sempre constam entre as empresas mais reclamadas e que diariamente cerca de 30 ligações são registradas pelo órgão”, destacando que as operações de fiscalização se pautam, principalmente, nas denúncias feitas pelos consumidores.
A fiscalização acompanha diariamente as agências bancárias, públicas e privadas e desde o dia 2 de abril vem autuando as empresas. A ação continua e segue até à próxima semana.
Segundo a Lei das Filas – leis municipal 8.744/1998 e a estadual 9.426/2011, o atendimento está previsto em até 20 minutos em dias normais, 30 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais e em 35 minutos em dias atípicos, como véspera e o dia seguinte a feriados.
O descumprimento à legislação prevê multas e cancelamento do alvará de funcionamento em caso de uma terceira reincidência.
Com Clickpb