Morre em João Pessoa o desembargador Júlio Aurélio Coutinho

Julio Aurélio (Imagem Reprodução da Internet)

O desembargador Júlio Aurélio Moreira Coutinho, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, faleceu na noite deste domingo, às 20h45, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele tinha 89 anos e deixa três filhos magistrados, o desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, Francisco Seráfico e Eduardo Rubens da Nóbrega Coutinho, além de um legado de homem público, honrado pelo seu perfil acadêmico, senso de justiça, bem feitor do Hospital Padre Zé, dando continuidade ao trabalho de caridade iniciado pelo seu tio, Padre Zé.

A desembargador Fred Coutinho informou que o velório do está previsto para iniciar às 7h00, no Cemitério Parque das Acácias, devendo o seu sepultamento acontecer às 16 horas.

O desembargador Júlio Aurélio Coutinho era bacharel e professor. Iniciou sua vida pública como como Promotor. Foi procurador de Justiça e escolhido para compor a Corte de Justiça da Paraíba, como desembargador, representante do Ministério Público. Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). No Tribunal de Justiça ocupou os mais relevantes cargos, tendo chegado à Presidência no ano de 2005. Sua gestão foi marcada pelo acesso á justiça através dos serviços jurisdicionais.

ASSTRE/PB EMITE NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que a Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (ASSTRE/PB) recebe a notícia do falecimento do ilustre desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho, ocorrido na noite de 12 de janeiro de 2025, na cidade de João Pessoa/PB.

O desembargador Júlio Aurélio Moreira Coutinho deixa um legado inestimável de dedicação à justiça e à sociedade paraibana. Sua trajetória foi marcada pela excelência profissional e pela defesa incansável dos princípios democráticos, notadamente durante sua passagem pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), onde exerceu a Presidência com destreza e dedicação. Sua gestão foi pautada pela seriedade e pelo fortalecimento do processo eleitoral, promovendo a integridade e a transparência indispensáveis ao Poder Judiciário.

Homem de vasta formação acadêmica e reconhecido por sua atuação ética, Júlio Aurélio Coutinho também foi presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, exercendo relevantes funções em prol do aprimoramento da prestação jurisdicional e do acesso à justiça.

Seu exemplo de humanismo e comprometimento transcendeu a esfera jurídica, especialmente por sua atuação beneficente junto ao Hospital Padre Zé, dando continuidade à obra de caridade iniciada por seu tio, o Padre Zé, e contribuindo significativamente para a promoção do bem-estar social.

A ASSTRE/PB, em nome de seus associados, manifesta solidariedade à família, especialmente a seus filhos, o desembargador Frederico Coutinho e os magistrados Francisco Seráfico e Eduardo Rubens, bem como aos amigos e admiradores, diante dessa perda irreparável. Que o exemplo de vida e dedicação de Júlio Aurélio Moreira Coutinho inspire as futuras gerações e perpetue sua memória.

João Pessoa, 12 de janeiro de 2025.

Fábio de Souza Pereira
Presidente da ASSTRE/PB

Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor