O deputado Anísio Maia perdeu a batalha para inviabilizar a aliança entre PT e PMDB. Tentou até o último instante, mas não conseguiu “melar” a composição. A pressão nacional exercida pelos dois partidos dobrou até o prefeito Luciano Cartaxo, seu principal aliado, que acabou indicando o irmão, Lucélio, para a vaga de senador na chapa de Veneziano Vital do rego, como queriam os peemdebistas.
Isolado, Anísio não se rende. E, como bom “guerrilheiro”, mantém as armas em punho até o fim. Tanto que já avisou aos companheiros: só pedirá votos para si (ele é candidato a reeleição) e para Lucélio Cartaxo (senador). Isso quer dizer que o petista não terá candidatos a deputado federal nem a governador. Resumindo, Anísio não vota em Luiz Couto e muito menos em Veneziano.
É mais um problema para a cúpula do PT resolver. Somando-se a de Luiz Couto, já são duas tendências petistas dispostas a boicotar a aliança com o PMDB e, consequentemente, a candidatura do Cabeludo de Campina Grande. Couto, como se sabe, vota no governador Ricardo Coutinho (PSB).
Quando todos achavam que, enfim, a paz reinaria…

