OPERAÇÃO BELLUM: Polícia Federal apura suposta fraude na compra de respiradores pelo governo do Pará

Imqgem Divulgação PF/PA

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (10), a “Operação Bellum” com objetivo de apurar a existência de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo Governo do Estado do Pará para tratar pacientes com coronavírus. São 23 mandados de busca e apreensão no Pará e mais seis estados.

O governador do Pará, Helder Barbalho, é um dos alvos das buscas que foram realizadas nas residências dos investigados, empresas, e, também, no palácio dos despachos, do governo e secretarias de estado de saúde, fazenda e casa civil do estado do Pará.

Antes de Helder, Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, já foi algo de operação da PF sobre contratos relacionados ao combate ao coronavírus, em maio.

Além de Hélder, os alvos das buscas são pessoas físicas e jurídicas que tiveram participação nas fraudes e, dentre elas, estão os sócios da empresa investigada e servidores públicos estaduais.

De acordo com a PF, a compra dos respiradores custou ao estado do Pará o valor de R$ 50.400.00,00. Desse total, metade do pagamento foi feito à empresa vendedora do equipamento de forma antecipada, sendo que os respiradores sofreram grande atraso na entrega, além de serem diferentes do modelo comprado e não funcionarem no tratamento da covid-19, razão pela qual foram devolvidos.

Os crimes sob investigação são de fraude à licitação falsidade documental e ideológica, corrupção ativa e prevaricação e lavagem de dinheiro.

Operação Placebo

No Rio de Janeiro, em 26 de maio, foi deflagrada a operação Placebo, que cumpriu 12 mandados de busca e apreensão — um deles no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC), e outro na casa dele, no Grajaú.

A investigação apura supostas fraudes na contratação da Organização Social Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) para construir hospitais de campanha. Witzel nega participar de esquemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor