Um evento marcou o apoio da API e reuniu jornalistas e diversas autoridades na sede da Associação, no Centro da Capital. Para mastologista e coordenadora da ONG, Joana Barros, que realizou palestra durante o evento, ressaltou que ações e a adesão de instituições como a API contribuem para garantir o acesso à informação, tendo em vista que várias mulheres não sabem quais os riscos da doença e como prevenir.
“Se você faz a detecção precoce vai ter mais de 95% de chance de cura. Temos observado, de maneira geral, que a pandemia agravou a situação, mas as mulheres sempre tiveram essa dificuldade. O câncer é uma doença milenar e através dos tempos, com conhecimento e tecnologia, mas ainda chegamos em quem mais precisa, que são as pessoas que não têm condições”, declarou.
Como fruto dessa adesão da API ao ‘Tá na Hora’, as associadas ou esposas de associados que não tenham plano de saúde ou recursos financeiros para arcar com os custos dos exames podem procurar a Associação que, por sua vez, estarão encaminhado-as para que possam realizar o procedimento. Além disso, quem quiser contribuir com o trabalho desenvolvido pela ONG pode estar, durante todo o mês de outubro, buscando à sede da API para adquirir camisas e outros objetos da campanha que estarão à venda de segunda a sexta, das 8h às 12h.
O evento contou com a participação do presidente da API, Marcos Wéric; a vice-presidente, Karla Alencar; a superintendente da Polícia Civil da região metropolitana de João Pessoa, Maísa Félix; a prefeita de Bayeux, Luciene Gomes; a secretaria adjunta da Mulher da Capital, Cris Furtado. O evento também contou a presença da doutora Conceição Arco verde defensora pública representando a defensora adjunta Madalena Abrantes; a diretora da Rede Tambaú de Comunicação, Lívia Karol; a diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; a gerente de marketing e comunicação do Sebrae-PB, Raquel Costa; a presidente do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), Valquiria Alencar; a secretária da Mulher de Santa Rita, Edilicia Melo e a diretora Executiva da TV Cidade JP, Juliane Ramalho.
A ONG – A Amigos do Peito, que este ano completa 20 anos de luta para salvar vidas de mulheres vítimas de câncer de mama, sobrevive através de doações e vendas de camisas. A campanha deste ano terá como conceito o senso de urgência, mostrando que o câncer não espera por nenhuma motivação. Todo o material tem a frase ‘Tá na hora’ e complementos como: de voltar a se cuidar, de cobrar os seus direitos, de tomar uma atitude, de se posicionar e de contribuir.
Com Assessoria