Paraíba tem 39 municípios “na mira” do TCE por falta de prestação de contas de gastos com pandemia

Cacimbas, Campina Grande, Catingueira, Imaculada, Ingá, Juazeirinho, Lagoa Seca, Livramento, Malta, Massaranduba, Pedra Lavrada, Pocinhos, Vista Serrana e Várzea estão entre os 39 municípios paraibanos alertados nos últimos cinco dias por falta de informações sobre ações que justifiquem gastos com a pandemia provocada pelo coronavírus.

Diante do estado de calamidade pública, por causa da Covid-19, as prefeituras podem fazer gastos emergenciais, mas, são obrigadas a justificar, posteriormente, ao TCE as despesas efetuadas com o combate à pandemia.

Os alertas apontam que os municípios não têm cumprido a Resolução Normativa (RN), que se trata à atualização das informações diárias no Acompanhamento de Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) sobre as despesas relacionadas ao combate a pandemia, que se dá pelo registro das licitações, contratos e obtenção de serviços no Portal da Transparência Fiscal.

O Tribunal recomenda que os sites das prefeituras divulguem informações sobre as medidas adotadas em relação a doença e, principalmente, no que se refere ao decreto de calamidade pública, para informar à população sobre a situação nos municípios, além de garantir fácil acesso aos gastos relacionados a saúde pública.

Os alertas solicitam correções na realização das transferências financeiras do Governo Federal no que diz respeito a organização de campanhas no combate a covid-19. Dessa forma, é possível evitar resultados que comprometam a gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (05) pela Secretaria de Saúde (SES-PB), o estado apresenta 85 óbitos entre 1.361 mil casos confirmados espalhados em 70 municípios do estado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor