As pesquisas divulgadas até agora, incluindo o período da prè- campanha eleitoral, sobre a sucessão estadual na Paraíba apontam a incontestável liderança do governador João Azevedo (PSB). João lidera em todos os cenários, incluindo na amostragem para um.eventual segundo turno, com percentual acima de 30% e considerável diferença em relação aos adversários.
Portanto, o candidato socialista é visto como consolidado pelos entendidos no assunto, pelos aliados e até pelos oponentes.
O que vem chamando atenção, principalmente nas últimas consultas divulgadas, é a disputa acirrada pelo segundo lugar na preferência do eleitorado. Pedro Cunha Lima (PSDB), Nilvan Ferreira (PL) e Veneziano Vital (MDB) aparecem tecnicamente empatados, com pequena vantagem para o tucano.
Entre aliados dos três candidatos oposicionistas, não falta otimismo, apesar da distância que ainda os separam do primeiro colocado. Primeiro, porque estamos ainda na primeira semana de campanha. Tem muito tempo pela frente para tentar reverter a situação. E, segundo, porque os números, embora momentâneos, deixam clara a possibilidade de segundo turno.
Com foco nessas duas circunstâncias, Pedro Cunha Lima, que lidera “numericamente” as oposições nessa corrida, não esconde o desejo de enfrentar o governador, com apoio de Nilvan e Vené, num eventual segundo turno.
Os candidatos do PL e do MDB, embora em pequena desvantagem, certamente apostam em mudança do quadro e sonham, da mesma forma, ter o apoio de Pedro.
A bolsa de apostas já está aberta.