O prefeito em exercício de João Pessoa, Nominando Diniz, está inspecionando obras e conhecendo de perto a experiência de projetos e equipamentos entregues à população, que estão ofertando serviços de qualidade. Neste sábado (20), ao lado da primeira-dama, Ana Cláudia, ele visitou a Escola Aruanda, nos Bancários, uma das 37 unidades de ensino reconstruídas pela Prefeitura de João Pessoa, e o recém inaugurado Hospital Dia, em Jaguaribe, que oferece assistência em diversas especialidades.
“Uma escola de nível particular. Quando eu digo nível particular, não estou fazendo a segregação de ser público ou particular. É porque, no particular, o dinheiro é privado, e aqui o dinheiro é público, e o dinheiro público é investido em prol da sociedade. Então, aqui eu provei merenda, aqui eu conheci os espaços físicos, os avanços tecnológicos, e aproveitei com o presidente do Tribunal de Contas, respondi, mostrei a um grupo de alunos a transparência pública, que João Pessoa está em primeiro lugar. Além desse programa magnífico – o Procon-JP vai às Aulas – de educação, que se soma a prática na vida pública”, afirmou o prefeito em exercício.
Procon-JP vai às Aulas – A unidade de ensino, inaugurada para aliar tecnologia e inovação, além de abrir as portas aos sábados para atividades esportivas, como handebol, também recebe o ‘Procon-JP vai às Aulas’, em uma parceria da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e Procon-JP. São ministradas aulas de Educação Financeira e Empreendedorismo para preparar os jovens estudantes para o mercado de trabalho.
De acordo com o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, são 2. 400 estudantes nesta edição. “Nós temos uma alegria enorme com esse projeto, com essa forma de qualificação do estudante da Rede Municipal de Ensino. Aqui na Escola Aruanda, com um espaço excelente, transforma esse ciclo, que é o primeiro do ano de 2024, em algo ainda mais especial”, afirmou o secretário.
A versão 2024 do ‘Procon-JP vai às aulas’ iniciou as aulas do curso sobre Direitos do Consumidor para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e para os alunos do Ciclo IV da EJA da Rede Municipal da Capital. Todos os contemplados terão direito a uma bolsa de ajuda de custo de R$ 700,00 a ser paga em parcela única ao término do curso, que vai até setembro. O programa já atendeu, desde 2021, mais de 6,6 mil estudantes do Município.
A Secretaria Municipal de Educação é responsável pela logística do curso, que tem duração de dois meses, e pelo monitoramento e avaliação das ações acadêmicas, inclusive a frequência obrigatória registrada ao final de cada aula ministrada.
As aulas são ministradas aos sábados para os alunos do 9º ano e às quintas-feiras à noite para os alunos da EJA. Todos os módulos têm duração de 10 horas/aula.
Saúde – Já o Hospital Dia, inaugurado há 15 dias e em funcionamento das 7h às 19h, é regime de assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, no qual podem ser realizados procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos.
O Hospital Dia também conta com um Centro de infusão de imunobiológicos, um bloco cirúrgico e um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) para realizar endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia e ecocardiografia.
Neste sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no local a ação de prevenção e conscientização das sobre as Hepatites Virais, com serviços que possam colaborar no diagnóstico e prevenção, como a realização de testes rápidos e vacinação. Além disso, também está sendo ofertado atendimento médico com clínico geral médicos especialistas, a Central de Regulação estará realizando marcações de exames e consultas, além da oferta de outros serviços como exame de sangue e ultrassom, cartão SUS e Práticas Integrativas e Complementares (PICs).
Com Secom-JP