Presidente da CMJP lembra participação de paraibanos na Transposição do Rio São Francisco

Imagem da Internet

Desde que as águas do Rio São Francisco chegaram ao município de Monteiro, no Cariri paraibano, muito vem se discutindo sobre a paternidade da obra, mas para o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), “há muito mais que um pai na maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, e um registro importante é a atuação dos ex-ministros Cícero Lucena e Fernando Catão, que idealizaram o Eixo Leste”.

Marcos destacou que a estimativa do governo federal é que o Eixo Leste, inaugurado na última sexta-feira (10), beneficie 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios da Paraíba e de Pernambuco. Ele lembrou que o presidente Michel Temer prometeu ainda, em visita ao município de Floresta-PE, que até o fim do ano será inaugurado o Eixo Norte, que está 94,52% concluído e que beneficiará várias cidades do Sertão paraibano.

“Há que se reconhecer que os governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff foram responsáveis pela execução de boa parte da obra, mas se tratando do Eixo Leste, é importante lembrar que foram os ex-ministros Cícero Lucena e Fernando Catão que criaram esta proposta de dividir a transposição em dois eixos, barateando a obra e permitindo que a água tivesse maior abrangência no território nordestino”, avaliou Marcos Vinícius.

O presidente da CMJP ressaltou que, dias atrás, em entrevista a um programa de TV local, o ex-senador e “defensor incansável” da transposição, Marcondes Gadelha, deu declarações que corroboram o seu registro. “Eles (Cícero Lucena e Fernando Catão) dividiram o projeto em dois eixos”, observou Gadelha, que acrescentou: “o projeto original era um eixo só, o Eixo Norte. Com isso houve, uma revolução ao trazer água diretamente para Boqueirão, inclusive barateando a obra”.

Marcos Vinícius agradeceu ainda o empenho do governo de Michel Temer para a conclusão do Eixo Leste, o que se deve também, segundo ele, a atuação do vice-presidente do Senado Federal, Cássio Cunha Lima (PSDB). “Temos convicção que a defesa intransigente das obras de transposição do Rio São Francisco, feita pelo senador Cássio, foi um ingrediente decisivo para que as águas do ‘Velho Chico’ chegassem à Paraíba”, concluiu o presidente da CMJP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor