Presidente do TCE recebe “diagnóstico” sobre saúde nos municípios paraibanos

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz, recebeu na manhã desta sexta-feira (02), integrantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PB), liderado pela presidente do Conselho, Soraya Galdino e a representante do Ministério Público Federal, Janaina Andrade, para apresentação de um estudo sobre um diagnóstico da saúde na Paraíba.

A apresentação, denominado “Necessidades Assistenciais de Saúde da Paraíba: Uma Perspectiva Para Mitigar a Dificuldade do Acesso ao Cuidado”, mostra informações qualificadas para que os legisladores municipais, estaduais e federais do estado possam destinar emendas parlamentares para a saúde de maneira eficiente. No diagnóstico, constam informações das reais necessidades relativas aos serviços e equipamentos de saúde por macrorregião.

De acordo com o relatório da Cosems, o estado da Paraíba apresenta um déficit de equipamentos de diagnóstico por imagem de média e alta complexidade.

O presidente do TCE-PB, Nominando Diniz, declarou apoio às causas da educação pública e prometeu agendar uma reunião com a presença do deputado federal Damião Feciliano, membro da Comissão Permanente de Educação, para tratar da pauta.

Durante a reunião, a procuradora da República Janaina Andrade destacou que a ideia é levar para cada parlamentar informações qualificadas para que possam, dentro do seu poder discricionário, destinar de maneira mais eficiente os recursos. Segundo ela, o projeto do Cosems, tem relevância “porque é um diagnóstico das necessidades de serviços e ações de saúde de todo o estado”.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, disse que “é necessário sensibilizar os agentes públicos a fim de direcionar os recursos atendendo a real necessidade de saúde da população, com maior investimento e melhor distribuição de equipamentos de diagnósticos”, relatou.

Pelo TCE-PB participaram da reunião, o diretor geral, Severino Claudino Neto; o diretor de Auditoria e Fiscalização, Eduardo Ferreira Albuquerque; e o diretor de Tecnologia da Informação, Ed Wilson Fernandes de Santana.

Com Ascom/TCE-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor