Primeira Câmara do TCE “se despede de 2022” apreciando pauta com 282 processos

Nominando assume presidência do TCE em janeiro (Imagem Reprodução da Internet)

Sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz, a 1ª Câmara do Tribunal de Contas/PB realizou, nesta quinta-feira (15), a última sessão do ano de 2022. Na oportunidade foram apreciados 282 processos, entre prestações de contas, recursos, licitações, contratos, consultas, denúncias e atos de pessoal. Regulares foram julgadas as contas das câmaras municipais de Pocinhos (2020) e Uiraúna de 2021. Rejeitadas as de Algodão de Jandaíra, relativas a 2020.

 O conselheiro Nominando Diniz presidiu a última sessão da 1ª Câmara Deliberativa do TCE. Na semana passada ele foi eleito novo presidente da Corte de Contas pelo Tribunal Pleno e deverá assumir o cargo em janeiro do próximo ano para um mandato de dois anos. Seu substituto será o atual presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão. Ao final da sessão, o conselheiro agradeceu aos servidores e aos demais membros do colegiado o apoio recebido durante o exercício e fez um balanço dos trabalhos realizados pelo órgão fracionário, ressaltando o cumprimento das metas.

Denúncia – Os membros da Câmara julgaram pela procedência de denúncia formulada contra a prefeitura de Poço de José de Moura. O relator do processo TC 20070/21 foi o conselheiro Fábio Túlio Nogueira, que em seu voto acatou os argumentos da Auditoria. O órgão técnico demonstrou o descumprimento de vários itens do edital elaborado pelo município para realizar o processo licitatório de tomada de preços, visando a contratação de empresa especializada em varrição e coleta de lixo.

Conforme explicou o relator, a empresa não apresentou comprovação de experiência e capacidade técnica para executar os serviços propostos. O documento anexado aos autos foi um atestado do próprio município. Nas especificações da empresa constam registros de comercialização e varejo de motocicletas. Na decisão a Corte fixou multa de R$ 6 mil ao prefeito Paulo Braz de Moura e prazo para o cancelamento da licitação.

A 1ª Câmara do TCE realizou sua 2938ª sessão ordinária na modalidade híbrida para analisar a última pauta de julgamento de 2022. Estiveram presentes os conselheiros Antônio Nominando Diniz (presidente), Fábio Túlio Nogueira, Antônio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto). Pelo Ministério Público de Contas atuou a subprocuradora Elvira Samara Pereira de Oliveira.

Com Ascom TCE-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor