Projetos e ações fazem da Assembleia Legislativa protagonista na defesa das mulheres

Imagem da Internet

Mais do que flores e bombons distribuídos no Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tem protagonizado ações e discussões em prol das mulheres paraibanas. Leis, audiências públicas, CPI e diversas outras atividades têm pautado a Casa de Epitácio Pessoa sobre a constante necessidade de se pensar no bem-estar de nossas mulheres que o Legislativo reuniu diversas mulheres destaques para reforçar e comemorar as conquistas femininas na Paraíba. O encontro foi realizado no Salão Nobre da Casa, na manhã desta quarta-feira (8), e contou com a participação das servidoras do parlamento estadual e de parlamentares da Casa.

“É um dia muito feliz, em que nos reunimos do jeito que gostamos: com música boa, animação e conversas engrandecedoras”, comentou a deputada Francisca Mota, que recepcionou as participantes, ao lado da deputada Danielle do Vale. “Além de um momento de valorização da mulher, esse evento é uma oportunidade de sensibilizar a nossa Casa para a pauta feminina, para demonstrar a presença feminina que temos na Casa. À tarde, teremos debates enriquecedores também, com assuntos mais técnicos e também muito importantes”, reforçou Danielle do Vale.

Marta Maia e Anny Elizabeth Maia são mãe e filha e aproveitaram o dia para comemorar todo o espaço que conseguiram conquistar. “É uma honra estarmos aqui, hoje, entre tantas lutas que já presenciei aqui e que já vivi também”, comemorou Marta, antes de ser complementada por Anny: “a minha mãe é um grande exemplo de força e inspiração. Estar com ela, hoje, é uma alegria sem tamanho”.

Organizado pelas parlamentares Francisca Mota e Danielle do Vale, e animado pela Divisão de Cultural da ALPB, o evento contou com a apresentação musical de Ariadne Lima (voz e violão), maquiagem exclusiva, lembrancinhas em vídeos e fotos instantâneas.

“Nós fomos convocadas e aqui estamos. Não só deste dia de hoje, mas em todas as situações em que precisamos nos posicionar como mulheres, valorizar o que somos, o que precisamos ser e o que ainda falta para sermos. 8 de março é só um dia, mas é uma data marcante para que as pessoas reflitam sobre a luta da mulher e o que é importante”, resumiu a diretora da Divisão de Cultura da ALPB, Samara Longo.

Segunda maior bancada da história

Essa Legislatura a bancada feminina soma seis representantes entre os 36 parlamentares da Casa Epitácio Pessoa. É a segunda maior representação da história da ALPB, ficando atrás apenas da eleição de 1998, quando foram eleitas sete deputadas.

De Vani Braga – a primeira deputada estadual eleita, em 1982 – a Danielle do Vale, a mais nova integrante eleita para este seleto clube, pelo menos 25 mulheres, entre titulares e suplentes, já ocuparam uma cadeira no parlamento estadual nesse período.

Além de Danielle do Vale, foram reeleitas as deputadas Camila Toscano, Cida Ramos, Jane Panta e Doutora Paula. Quem completa a atual bancada feminina na ALPB é a deputada Francisca Mota, que retorna ao Poder Legislativo, onde já ocupou uma cadeira por cinco mandatos consecutivos no período de 1994 a 2010. A elas, cabe a responsabilidade de levar adiante o legado da pioneira Vani Braga no cenário político paraibano.

Conheça um pouco mais das nossas deputadas

Quem encabeça a lista, pelo critério da experiência política, é Francisca Gomes Araújo Mota (Francisca Mota), de 82 anos, que marca o seu retorno à Assembleia Legislativa, depois de uma passagem vitoriosa pela Prefeitura Municipal de Patos, no período de 2012 a 2016. Emedebista histórica, ela é natural do município de Catolé do Rocha, no sertão paraibano, mais iniciou sua carreira política em 1992, como vice-prefeita de Patos. Francisca Mota inicia o seu sexto mandato da deputada estadual pelo Republicanos, sendo que os cinco primeiros aconteceram de forma sucessiva, com passagem, inclusive pela Presidência e pela 1ª Vice-presidência da Casa.

A advogada Camila Araújo Toscano de Moraes (Camila Toscano) inicia o seu terceiro mandato consecutivo de deputada estadual, marcando uma trajetória política iniciada nas eleições de 2014. Nesse período, a pessoense que tem atuação política intensa na região do Brejo Paraibano, polarizada pelo município de Guarabira, já teve participações destacadas nas comissões de Constituição e Justiça e Redação e da Comissão dos Direitos da Mulher.

A professora da UFPB e doutora em Serviço Social, Maria Aparecida Ramos de Meneses (Cida Ramos), do PT, é a única mulher remanescente dos partidos de esquerda na “Casa de Epitácio Pessoa”, nessa nova legislatura. Natural do município paraibano de Sapé, ela iniciou sua militância política aos 15 anos, participando de atividades sociais mantidas pela Igreja Católica. Em seguida, envolveu-se com o movimento estudantil secundarista. Foi presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social (CA) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Também já foi presidente, por três vezes, da Associação de Docentes da UFPB (AdufPB), secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), entre 2012 e 2015. Em 2018, foi eleita deputada estadual pela primeira vez, sendo a mais votada na história política do Estado. Atualmente, exerce seu segundo mandato na ALPB.

A médica Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida (Dra. Paula) foi eleita deputada estadual, pela primeira vez, em 2018 e reeleita em 2022. Em seu primeiro mandato, ela ocupou a vice-presidência das comissões de Direitos da Mulher e da Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional. A parlamentar também é membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Na vida pública, a parlamentar também já esteve à frente da Secretaria de Saúde do município de Cajazeiras.

Outra médica que tem assento na Assembleia Legislativa é Edjane Silva Alvino Panta (Jane Panta), do PP. A cardiologista é natural de Lorena, no estado de São Paulo, e tem seu trabalho voltado para melhorias da população paraibana, com atuação na cidade de Santa Rita, seu principal reduto eleitoral. Jane Panta está no seu segundo mandato como deputada estadual, sendo a mulher mais votada entre as representantes eleitas da Casa na atual legislatura.

A ‘novata’ do grupo, é Danielle do Nascimento Rodrigues Pessoa (Danielle do Vale), do Republicanos. Ela é primeira mulher eleita deputada do Vale do Mamanguape para a ALPB. Graduada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão Pública, já atuou como servidora pública da Secretaria Estadual de Educação e na Assembleia Legislativa da Paraíba, como secretária parlamentar.

Danielle é servidora concursada da UFPB e já realizou serviços na área do conhecimento humano, desenvolvimento social e econômico da cidade de Rio Tinto e da Região do Vale do Mamanguape, onde ocupou cargos na administração pública municipal. Danielle é criadora do projeto social “Uma Amiga Vale Ouro”, voltado para as famílias mais carentes de Rio tinto e do Vale do Mamanguape.

Com ALPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor