O ex-governador Ricardo Coutinho é um político egresso dos movimentos sociais, mas sua carreira foi impulsionada mesmo pelo Partido dos Trabalhadores. O ex-prefeito Luciano Cartaxo também passou pelo.movimento estudantil, antes de se abrigar no PT para conquistar o.primeiro mandato de vereador em João Pessoa.
Pode-se afirmar, com todas as letras e sem medo de errar, que, não fosse o PT de Lula, essas duas lideranças estariam fadadas ao insucesso ou, pelo.menos, não teriam chegado onde chegaram.
Além dessa “dívida política”, Ricardo e Cartaxo carregam na bagagem a triste coincidência de terem “traído” o PT em busca de favorecimento eleitoral. Os dois entraram no partido “pela porta da frente” e o deixaram “pela porta de traz”. Agora, retornam a um partido sem portas e sem janelas.
Ricardo abandonou o PT para viabilizar seu.primeiro.mandato como prefeito de João Pessoa. Antes da mudança para o PSB, o Mágo trocou farpas pesadas com lideranças petistas como o padre Luiz Couto, Anísio Maia e o.próprio Luciano Cartaxo.
A relação de Cartaxo com o PT não foi diferente. Vice de Luciano Agora, Cartaxo foi eleito prefeito pelo PT.. Depois, abandonou a legenda para se reeleger pelo PSD, de Rômulo Gouveia. Na ocasião, o então gestor pessoense alegou os “escândalos políticos” que envolviam o PT e o governo de Dilma Roussef, que poderiam prejudicar sua campanha.. Antes de retornar ao PT, nesta quinta-feira (16), Luciano ainda passou uma temporada no PV.
Em outras épocas, Ricardo e Cartaxo seriam barrados no PT. Lula e a cúpula do partido, ao que parece, foram acometidos por uma séria crise de amnésia, avalisando o retorno das duas lideranças políticas. Mas, a base petista e os eleitores, principalmente da Paraíba, continuam saudáveis e atentos.
Todos sabem o que Ricardo e Cartaxo fizeram no verdão passado.