Bem, reza a lenda que as mangas podem ser ofensivas à digestão. Puro mito. Na verdade, elas são até de fácil digestão, a não ser quando há excessos, pois assim os efeitos colaterais da gulodice aparecem, o que parece ser o caso agora.
Fruto delicioso que não tem grande produção na Paraíba, mas ultimamente ficamos sabendo que teve gente recebendo e se empanturrando de mangas bem verdinhas e com bastante valor, muito além do nutritivo.
Com isso, essas “manguinhas” foram ganhando valor de moeda em alta. Os carregadores transitavam com luxuosos carros para transportar e entregar o produto aos seus agraciados por essa fruta tão valorosa, de tanto valor.
Essas mangas engordaram patrimônios pessoais de alguns poucos e privilegiados paraibanos.
Eu que não participo dessa “quitanda de frutas bem verdinhas”, continuo assustado com a gulodice dessa gente ostentadora e esperta.
Formaram um “agronegócio” de fazer inveja a qualquer quadrilha, os agricultores tiveram colheitas gordas anos a fio, sem aquelas intempéries climáticas ou pragas dizimantes.
Mas, o chefe das plantações de mangas foi acometido da doença do “fala tudo” e desandou a soltar em áudios os segredos do mafioso agronegócio dos verdes frutos.
A consequência mais curiosa disso é o endurecimento da cara de quem se empanturrou de mangas, ao ponto de precisarem de muito óleo de peroba para lustrar as caras de quem finge que nunca degustou uma manguinha.
Não me solidarizo com gulosos, nada justifica se empanturrar das mangas plantadas por todos os paraibanos e degustadas por tão poucos. Eu ainda me indigno quando constato que faltaram mangas nos hospitais, nas escolas, na segurança e no Estado.
Nos sete pecados capitais, a GULA é um dos principais. Que sejam penalizados todos os apreciadores de mangas alheias.
Como cidadão, prefiro ME SOLIDARIZAR COM AQUELES QUE SOFRERAM E ATÉ MORRERAM sem uma mísera manga que os salvasse.
Está do lado certo requer coerência. Roubo é roubo, independente do objetivo. Não comungo com esse tipo de coisa, seja para o que for.
Apure-se as culpas e, desde que essas sejam acompanhadas de PROVAS CONCRETAS E NÃO ACHISMOS, que se puna quem tiver de ser punido. E isso não será difícil, pois ainda tem muita gente com as marcas das mangas verdinhas pelo corpo.
Desde já fica a minha SOLIDARIEDADE IRRESTRITA AO POVO PARAIBANO, que experimentou essa CRIMINOSA ABSTINÊNCIA DE MANGAS NA DIETA, por muitos e muitos anos.
Joaci Tavares de Araújo Júnior